sábado, 12 de julho de 2025

Saúde em Movimento: Afinal o que é Bursite e Tendinite? Quais suas consequências?!

Publicado em 07 maio 2019 - 11:07:11

           

Ângela Torres

Bursite é a inflamação da “Bursa”, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e que funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, quadris, cotovelos e joelhos.

A tendinite é a inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, como uma corda, que une o músculo ao osso. A inflamação se caracteriza pela presença de dor e inchaço do tendão e pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas também é mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.

Muitas bursites e tendinites aparecem devido a alguns fatores em comum como: algum trauma, movimentos repetitivos, má postura ou até como consequência de alguma outra patologia.

Ambas apresentam um quadro de dor no local e ao sentir, procure um médico para tratamento e para que não evolua e se torne algo mais sério.

A tendinite no punho e a bursite de ombro são muito comuns em trabalhadores que se dedicam muito tempo em frente ao computador. E a boa notícia é que podem ser evitadas com ajustes do posto de trabalho e exercícios de pausa no trabalho associados com fortalecimento muscular na academia. O desenho abaixo ilustra qual a postura mais indicada para se evitar as lesões por esforço repetitivo. É bom lembrar que mesmo na ótima postura, é preciso que se façam pausas e mude de posição, pois os movimentos repetidos durante horas, dias e semanas, mesmo de maneira correta desgastam a estrutura do tendão se ele não tiver um tempo de repouso.  

Já para as bursites uma das maneiras de se evitar principalmente as bursites de quadril e joelho é evitar as atividades de médio e alto impacto muitas vezes e muitas horas na semana. Exemplo dessas atividades são a corrida, a dança com saltos e giros, aulas de step. Pode-se praticar todas elas desde que haja um equilíbrio com outras atividades intermitentes que compensem esse esforço. Tente intercalar com aulas de Pilates, alongamento, yoga, e uma ótima atividade para descansar as articulações são as atividades no meio aquático tais como natação e hidroginástica.

Lembre-se treinar ou trabalhar com dor não é vantagem para ninguém, seu corpo está avisando que precisa de cuidados. Escute-o e busque ajuda profissional seja qual for a dor que esteja sentindo. 

Uma boa semana a todos e até a próxima. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.