quinta, 12 de setembro de 2024
Publicado em 09 maio 2017 - 05:18:05
Da redação
A Secretaria Municipal da Saúde vai implantar em Ourinhos tratamento alternativo de feridas. O procedimento será aplicado nos primeiros pacientes dentro de cinco meses, assim que a parceria entre a Prefeitura e a Unesp de Araraquara for definitivamente formalizada. O tratamento desenvolvido pelo curso de Ciências Farmacêuticas da Unesp consiste em uma membrana de látex natural que, ao ser implantada em cima da ferida, promove rápida cicatrização.
Os parâmetros para a implantação do tratamento em toda a rede de saúde do município foram definidos quarta-feira (03), em Ourinhos, durante videoconferência entre a secretária da Saúde Cassia Palhas; a pesquisadora da Unesp de Assis, Rosângela Gonçalves da Silva; a bióloga da Unesp de Bauru, Juliana Ferreira Floriano; o professor e farmacêutico Rondinelli Donizetti Herculano e a enfermeira Bruna Garms ambos da Unesp de Araraquara.
“Essa reunião teve o intuito de acertamos a parceria entre a Unesp, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde, onde nossa equipe será treinada e capacitada para a aplicação da membrana. A implantação desse novo método levará cerca de quatro ou cinco meses para ter início em Ourinhos, pois é preciso seguir alguns protocolos e ser aprovado pelo comitê de ética da Unesp” pontuou a secretária de Saúde Cássia Palhas.
A secretária explica que, a princípio, em Ourinhos, serão selecionados para utilizar a membrana 75 pacientes acometidos por úlcera de pressão, úlceras varicosas e decorrentes da diabetes. Eles serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar. Serão aplicadas membranas simples e membranas com fármaco, que serão substituídas a cada três dias.
INOVADOR – A membrana de látex natural, extraída da árvore seringueira, é um novo modelo de tratamento de baixo custo para feridas, que faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara. A membrana é cicatrizante, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Estudos mostraram a efetividade da membrana na cura de feridas pois ela auxilia na regeneração da pele, feridas de 11 anos levaram cerca de 3 meses para fechar. O látex natural pode ser usado em vários tipos de ferimentos como escaras de decúbito, que são aquelas feridas no cóccix, úlceras de pressão e também as úlceras de diabetes, que em muitos casos levam até a amputação de membros.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.