sábado, 7 de março de 2026

Secretaria de Saúde incentiva população a manter as vacinas atualizadas

Publicado em 14 jan 2026 - 18:42:12

           

A campanha também contempla a vacinação contra a dengue, voltada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

 

Da redação

 

O ano novo é um momento que muitas pessoas aproveitam para organizar diversos aspectos da vida, iniciar novas metas e cuidar mais de si. Sendo assim os cuidados com a saúde não podem ficar para trás, pois nos garante uma maior qualidade de vida.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o incentivo à vacinação da população ao longo do primeiro trimestre, destacando a importância da atualização da caderneta vacinal, especialmente neste período marcado por viagens e retorno às aulas.

 

 

Manter a vacinação em dia é uma medida essencial de proteção individual e coletiva, prevenindo doenças imunopreveníveis e contribuindo para a redução da circulação de vírus e bactérias no município.

Entre as vacinas prioritárias estão as que protegem contra febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, difteria e tétano, indicadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, conforme o calendário vacinal vigente.

A campanha também contempla a vacinação contra a dengue, voltada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. O esquema prevê duas doses, com intervalo de 90 dias, sendo necessário aguardar seis meses após a infecção para quem já teve a doença.

Outro ponto importante é a vacinação contra a bronquiolite, disponibilizada pelo SUS em Ourinhos desde dezembro, destinada a gestantes a partir de 28 semanas, com o objetivo de proteger o bebê nos primeiros meses de vida.

Também merece destaque a vacina contra o HPV, a faixa etária foi ampliada para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos, com previsão de manutenção até o final do primeiro semestre de 2026, sendo uma medida essencial na prevenção de diferentes tipos de câncer associados ao vírus.

As vacinas estão disponíveis nas seguintes salas de vacinação do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com exceção do Centro de Saúde I, que conta com atendimento estendido até às 20h:

Centro de Saúde I (Postão)

UBS CAIC

UBS Cohab

UBS Jardim Itamaraty

UBS Parque Minas Gerais

UBS Região Oeste

UBS Vila Brasil

UBS Vila Margarida

UBS Vila Odilon

UBS Vila São Luiz

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população procure a sala de vacinação mais próxima, levando a caderneta de vacinação e documento de identificação com CPF, para avaliação e atualização das doses necessárias.

Vacinar é um ato de cuidado, responsabilidade e compromisso com a saúde de todos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.