quinta, 18 de julho de 2024

Seicho No Ie de Ourinhos homenageia os pioneiros

Publicado em 04 dez 2015 - 12:56:16

           

Da redação

A Seicho No Ie de Ourinhos estará realizando uma cerimônia de gratidão aos pioneiros de Ourinhos, no dia 13/12/2015, 09:00 da manhã, aniversário de Ourinhos. 

A cerimônia está a cargo da Personal Coach e oradora (preletora) da Seicho No Ie, Lúcia Viana Bernardo.

 Aprendemos desde criança a agradecer nossos pais. Naturalmente porque num primeiro momento eles nos trouxeram à vida e nos propiciaram condições de sobrevivência, com saúde, educação, moradia, permitindo que nos tornássemos pessoas com muitos valores, para ocuparmos um espaço com dignidade em nossas comunidades e num segundo momento para podermos inclusive ser geradores de novas vidas, novos valores, dando continuidade à humanidade.

E voltando um pouco atrás na nossa geração, devemos  gratidão também aos nossos avós, afinal, sem eles, não existiriam nossos pais e muito menos nós mesmos, certo!?

Em linhas gerais, devemos ser gratos a todos nossos antepassados, que permitiram que se mantivesse viva uma linha de gerações, chegando até nós. Para termos uma noção mais exata sobre  antepassados, foram necessários dois pais para nos gerar; na primeira ascendência.

Na segunda ascendência temos 4 avós, depois 8 bisavós…na nossa décima geração ascendente são mais de mil pessoas, sendo que se faltasse qualquer uma delas, nós não estaríamos aqui.

Trazendo este raciocínio para a história de Ourinhos, devemos a gratidão à todas as pessoas que permitiram que nossa comunidade, nossa cidade surgisse e prosperasse. 

No próximo dia 13 de dezembro “nossa” cidade de Ourinhos faz anos…  Tornou-se município a partir de 1918, mas antes disso já era uma vila próspera e muitos dos pioneiros já viviam por aqui. Tudo que existe no nosso município é uma somatória dos esforços de todas as pessoas que aqui viveram.

Será que todos nós sabemos quem foram as pessoas que lutaram para que hoje nós tivéssemos a cidade que chamamos de nossa?  A história nos relata, que  muitos deles perderam suas vidas desbravando, lutando pelos valores, direitos  e liberdade que gozamos hoje, nos espaços que habitamos.

A história particular de Ourinhos passa por nomes mais conhecidos como os Ferreira de Sá, os Salgueiros, Ferraris, Sândanos e Migliaris, etc.  Mas aprofundando mais na nossa história vamos encontrar muitas outras famílias, que têm seus sobrenomes nas nossas ruas, praças e outras instituições públicas, oriundos dos seus antepassados. Deixo o desafio para que cada morador procure saber a história da pessoa que tem seu nome, como identificador da sua rua.  Imagino que muitos de nós moremos  uma vida inteira na mesma casa, mesmo bairro, sem nunca saber a história de glórias e lutas do pioneiro, cujo nome estamos escrevendo sempre, quando nos pedem nosso endereço.

Muitas das pessoas da nossa cidade são descendentes desses antepassados pioneiros; centenas de nomes de pessoas, que com o seu trabalho e valores tornaram possível a cidade que amamos, e que em algum momento da história, a denominaram – Ourinhos. 

Muitos  dos nomes desses “construtores” hoje  tem apenas um lápide no cemitério,  outros se afastaram e muitos deles, desapareceram no tempo…

Independente dos seus nomes e suas histórias, é nosso dever expressar a nossa gratidão a essas pessoas. 

Os povos orientais têm na sua cultura, a prática de gratidão aos antepassados.  A prática da gratidão dá consistência à prosperidade. Uma vida plena; feliz, saudável, harmoniosa, contempla a gratidão, como prática diária.

No dia 13 de dezembro, próximo, as 9 horas, na Sede da Regional SP-Ourinhos, da Seicho-No-Ie do Brasil realizaremos a CERIMÔNIA DE GRATIDÃO AOS PIONEIROS DE OURINHOS.

O convite é extensivo à toda comunidade ourinhense. Venha compartilhar conosco desse gesto de respeito, reverência e profunda gratidão àqueles que construíram o lugar que chamamos de nossa cidade. Local: Rua Maranhão, 424 – Vila Perino.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.