domingo, 11 de maio de 2025
Publicado em 10 maio 2025 - 11:07:29
Entre erros e acertos, ser mãe proporciona grande aprendizado e um amor incondicional que transforma a visão de mundo
Marcília Estefani
Ser mãe é, sem dúvida, uma das experiências mais transformadoras e gratificantes da vida. Essa jornada repleta de amor, dedicação e aprendizados trazem consigo uma mistura única de desafios e alegrias que moldam não apenas a vida dos filhos, mas também a de quem assume esse papel tão especial.
A maternidade, embora repleta de momentos inesquecíveis, também apresenta seus obstáculos. Desde os cuidados diários, como alimentação, higiene e educação, até a gestão do tempo e das emoções, as mães muitas vezes se veem diante de uma rotina exaustiva.
Além disso, muitas mães enfrentam dificuldades financeiras, dificuldades de conciliar trabalho e família, e às vezes lidam com a culpa por não conseguir atender a todas as expectativas.
MÃE E PAI – Suze Valentim Chaves, de 42 anos, é manicure em Ourinhos, foi mãe cedo e cria seus três filhos sozinha. Ela confessa que ser pai e mãe não é uma tarefa fácil.
“Quando a gente assume ser pai e mãe, às vezes, tem um sentimento de que não está suprindo todas as necessidades do filho, que sempre falta alguma coisa, mas com o passar do tempo tudo se torna muito gratificante”, afirma.
Suze conta que sempre trabalhou para manter as crianças, e que já teve até que deixar os pequenos em casa sozinhos para trabalhar, mas que sempre procurou cria-los de forma consciente, sem consumismo e que é muito feliz por ver o quanto seus filhos são abençoados.
“O mais velho hoje tem 21 anos, saiu de casa aos 18, mas é um homem de bem, faz faculdade, trabalha. A menina de 13 anos estuda, já pensa em trabalhar para ajudar com as despesas da casa e ajuda a cuidar do irmão caçula”.
Segundo a manicure, a vida sempre exigiu dela muita luta, preocupações, mas também trouxe momentos inesquecíveis, e a construção de sua própria história.
“Mas não é fácil, você chora, você ri, as dificuldades da vida em educar pro bem são muitas, a gente quer que eles cresçam para ser alguém na vida, mas não dá pra negar que ver eles crescerem, conquistar seu espaço, suas coisas, valorizar a nossa família, isso é muito bom e traz muita alegria e realização”.
MOMENTOS INESQUECÍVEIS – Apesar dos obstáculos, as alegrias de ser mãe são incomparáveis. O primeiro sorriso, o primeiro passo, as palavras de amor e gratidão que os filhos oferecem são momentos que enchem o coração de felicidade. Ver o crescimento, o desenvolvimento e a formação de uma pessoa com valores e sonhos próprios é uma recompensa diária.
SUPERANDO DESAFIOS – Helena Maria de Lúcio Oliveira, 62 anos, é casada há 40 anos, criou dois filhos, Camila e Henrique, e hoje tem uma ‘companheirinha’, a neta Eloísa, que a avó ajuda a criar.
Para Helena, mãe é um ser que não mede esforços pra ajudar, dar amor, esquece de si própria pra ver a felicidade dos filhos. Quando questionada sobre os desafios da maternidade, lembrou com emoção de como o sofrimento dos filhos impactam a mãe.
“Maior desafio que enfrentei foi suportar a dor diante de problemas como acidente de moto do filho, passar dias no hospital ao lado dele e também ser forte e ajudar minha filha quando nasceu minha neta, passar noites com a bebê no colo pra que a Camila pudesse descansar”.
Muito certa do que pensa e sente, a mulher afirma com gratidão. “Hoje graças a Deus tenho junto comigo a minha neta, minha companheirinha de passeios, festas, não posso dizer que fui uma super mãe, mas sei que faria tudo de novo, pois ver a felicidade e saúde dos filhos não tem preço”.
VALORES E ALICERCE PARA A FORMAÇÃO – A jornalista Rose Pimentel Mader é mãe do Matheus Mader e tem o marido Kiko como grande companheiro. Para ela a maternidade é uma das experiências mais gratificantes da vida, sinônimo de amor e de acolhimento, mas tem seus desafios.
“O maior desafio de uma mãe, além de abraçar e superar todas as adversidades da intensa rotina de vida é a formação de um ser humano com caráter e bons princípios e o êxito dessa missão é possível alcançar com muito diálogo, paciência e especialmente exemplos”.
Rose acredita que os filhos espelham os pais e cabe a eles orientar seus passos e indicar caminhos. “E a missão da mãe é alicerçar e sedimentar o caminhar”, diz pensativa.
Ela cita ainda a necessidade de transmitir aos filhos valores corretos. “Nos dias de hoje, especialmente, o maior desafio de uma mãe é mostrar a importância de ser e não apenas ter e transmitir aos filhos valores éticos e morais que possam lhe proporcionar uma vida plena e feliz”.
OPINIÃO DE FILHA – Entre tantas ‘mamães’, nesta caminhada rumo a mais um “Dia das Mães”, ouvimos também uma filha, que falou sobre suas melhores lembranças de infância plantadas em seu coração pela matriarca da família.
“A melhor lembrança que tenho é que toda vez que eu fazia aniversário, ela podia ter dinheiro ou não, mas ia lá e me trazia um lacinho, uma lembrança, uma presilha, pra dizer que era meu dia, que ela se lembrou de mim, que não importa o valor das coisas, mas ter lembrado de você naquele dia especial. Mãe é uma dádiva que Deus coloca na nossa vida”, relata Carla Rafaela, de 25 anos.
MELHOR PROFISSÃO DO MUNDO – Embora seja desafiadora, a maternidade é considerada por muitas mulheres como a melhor profissão do mundo. Ela exige dedicação, sacrifício e entrega, mas também oferece as maiores recompensas: o amor incondicional, a alegria de ver um ser humano se desenvolver e a sensação de ter contribuído para a formação de alguém que fará a diferença no mundo.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.