sábado, 18 de outubro de 2025

Setor de Nefrologia e Hemodiálise da Santa Casa comemora 50 anos de serviços prestados em Ourinhos e região

Publicado em 18 out 2025 - 09:19:42

           

Uma nova sala foi inaugurada, com quatro aparelhos que deverão atender mais 24 pacientes por dia e ‘zerar’ a fila de espera

 

Hernani Corrêa

 

A Associação Santa Casa de Ourinhos completou 50 anos de serviços prestados na área de Nefrologia e Hemodiálise. O evento de comemoração aconteceu na sexta-feira, 17.

O Serviço de Terapia Renal atende pacientes de Ourinhos e mais 13 municípios da região. Atualmente, 195 pacientes estão sendo beneficiados e há uma fila de 15 pacientes aguardando vaga, segundo a direção do hospital.

São 50 anos ininterruptos de prestação de serviços em Ourinhos. Também foi inaugurada uma nova sala com mais quatro máquinas de diálise, que representam 24 novas vagas para pacientes, pois o serviço de terapia renal funciona em seis turnos. “A fila de espera será zerada”, garantiu a direção.

 

A nova sala de hemodiálise que atenderá mais 24 pacientes por dia

 

O recurso para a construção da nova ala e dos novos equipamentos foi conquistado com emenda parlamentar do Deputado Mauro Bragato, informou a assessoria de comunicação.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA – Doutor Luiz Roberto de Carvalho, um dos responsáveis pelo setor, contou um pouco da história, desde o início dos serviços, onde seu pai, Dr. Roberto de Carvalho, foi um dos precursores. “No final de 1.974, a Santa Casa recebeu uma máquina doada pelo Lyons Club dos Estados Unidos e começou a Nefrologia de Ourinhos. Nesse mesmo ano, meu pai foi fazer especialização no Hospital das Clínicas de São Paulo e o Dr. Carlos Cachoni era o diretor clínico do hospital”, relatou.

 

Dr. Luiz Roberto de Carvalho, responsável pelo setor de Nefrologia e Hemodiálise da Santa Casa de Ourinhos

 

Em slide durante pronunciamento, Dr. Roberto mostra a importância de educação aos pequenos desde cedo

 

GRANDE LEGADO – Em entrevista à reportagem, bastante emocionado, Dr. Luiz Roberto lembrou a maior lição deixada pelo pai. “A maior lição que meu pai deixou é nunca desistir, isso nos ensinou bem. Nós não podemos cair no primeiro soco, temos que levantar e encarar. Isto aqui começou com uma máquina pequenininha lá no fundo do hospital e hoje somos um serviço referência no estado. É uma pena que ele não está aqui pra ver, mas em algum lugar ele está assistindo isso. Meu pai deixou um grande legado pra todo mundo, não é meu não, é da sociedade”, pontuou.

 

Dr. Luiz Roberto, Sr. José Albino e Dr. Osias

 

PARCERIAS E CRESCIMENTO – Dr. Luiz Roberto está há 18 anos na Santa Casa. “Com toda essa estrutura e parcerias, fomos crescendo nos últimos 15 anos. A sementinha plantada pelo Dr. Roberto lá atrás, gerou uma árvore bem forte, com raízes profundas e resistente às intempéries. Hoje, estamos inaugurando uma sala nova, com outras quatro máquinas que irão atender mais 24 pessoas, com isso, vamos reduzir a fila de espera nesse tipo de tratamento, hoje atendemos quase 200 pessoas aqui”, informou.

 

Celso Zanuto entrega placa de comemoração e agradecimento ao Dr. Luiz Roberto de Carvalho

 

CASAMENTO DE 50 ANOS – Em seu pronunciamento aos presentes, Dr. Luiz Roberto disse que “eu transformo isso aqui num casamento, onde o noivo é o Dr. Roberto, meu pai, e a noiva, a Santa Casa”, lembrando também do Dr. Osias Arruda da Mota, nefrologista, um dos que está há muito tempo à frente dos trabalhos.

 

Parentes e amigos prestigiaram o evento de comemoração

 

PASSADO E PRESENTE – Dr. Osias Arruda Mota é o médico especialista em nefrologia mais antigo em Ourinhos. Viu a evolução e contou com exclusividade à reportagem um pouco das diferenças de antes e hoje no tratamento de hemodiálise. “Antes as máquinas eram limitadas em sua capacidade, hoje fazem tudo sozinhas. Antes se fazia em uma máquina, no máximo, duas diálises, hoje é uma diálise por máquina. Hoje cada paciente tem sua máquina, tá acostumado, ‘casou’ com ela. Outra grande diferença é que antigamente, um paciente que não fazia transplante, nós dizíamos que ele perdia um ano de vida a cada ano. Hoje não, temos pacientes com 40 anos de diálise, que não fez transplante e está bem”, assegurou o especialista.

 

Dr. Osias Arruda Mota, nefrologista mais antigo em Ourinhos

 

EVOLUÇÃO – Celso Zanuto, presidente da Associação Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos, relatou um pouco do crescimento do hospital no Setor de Nefrologia nesses 18 anos em que está sob a administração de sua equipe. “Cada vez mais teremos pacientes com necessidade de diálise, porque não nos alimentamos bem, ingerimos bebidas alcoólicas, tomamos muitos remédios. Se não tivéssemos esse serviço aqui, todos estariam se deslocando quilômetros para fazer o tratamento fora, teríamos muito ourinhenses morrendo, é um serviço essencial para a região. No início de nossa administração, tínhamos apenas quatro ou cinco cadeiras, hoje atendemos de 30 a 35 pessoas por turno, evoluímos muito”, disse.

 

Celso Zanuto, presidente da Associação Santa Casa de Ourinhos

 

MAIS DE 30 ANOS – O paciente, sr. José Balbino da Silva faz tratamento de hemodiálise há mais de três décadas na Santa Casa. “Há 35 anos eu estou aqui dentro. Entrei em 1.990, fiz tratamento por quatro anos, depois diálise por cinco anos, fiquei um ano fora e em novembro vai fazer 30 anos que estou em tratamento novamente”, afirmou.

“Sempre fui muito bem cuidado pelos médicos e enfermeiras e todo o tempo tive uma vida normal, não posso reclamar de nada, somente agradecer a Deus”, concluiu sr. José.

 

José Balbino da Silva, que se trata há 35 anos na Santa Casa

 

SOLENIDADE DE COMEMORAÇÃO – Estiveram presentes diversas autoridades de Ourinhos e região, convidados e familiares, inclusive a diretora do DRS – Departamentos Regional de Saúde de Marília, Célia Maria Marafiotti, representando o Governo do Estado de São Paulo.

 

Célia Maria Marafiotti, diretora do DRS de Marília

 

PLACA DE COMEMORAÇÃO – A Santa Casa entregou ao Dr. Luiz Roberto uma placa de homenagem e agradecimento a todos os profissionais, assinada pelo presidente Celso Zanuto. Em sua mensagem, celebra o orgulho dos 50 anos de serviços iniciados em 1975 pelo Dr. Roberto de Carvalho.

E por tornar-se referência em excelência no tratamento renal, salvar vidas e atender 85% dos pacientes pelo SUS. Que, sob a direção do Dr. Luiz Roberto Migliari de Carvalho, o serviço mantém sua missão de cuidado, dedicação e profissionalismo.

 

Sra. Cezira, mãe do Dr. Luiz Roberto, Celso Zanuto e Dr. Osias, nefrologista

 

No painel abaixo, no carrossel, autoridades presentes na solenidade de comemoração

 

PreviousNext

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.