quinta, 26 de dezembro de 2024
Publicado em 02 nov 2024 - 08:18:25
Data foi instituída no ano de 998 (século X) como uma forma de unificar as comemorações aos mortos neste dia
Marcília Estefani
Neste sábado, 2 de novembro de 2024, vivemos mais um Dia de Finados, com grande expectativa de visitação ao Cemitério da Saudade, nome dado ao Cemitério Municipal de Ourinhos, bem como no Cemitério Memorial Garden, único particular e em formato de parque na região.
Também conhecido como ‘Dia de todos os Mortos’, a data é celebrada simultaneamente em alguns países e a diversidade cultural proporciona tradições e homenagens distintas ao redor do mundo para aqueles que já se foram.
Neste dia as pessoas costumam visitar os cemitérios para prestar homenagens levando flores, velas, demonstrando seus sentimentos e oferecendo suas orações, participando ainda no local das celebrações de missas e cultos ecumênicos especiais para esta data.
Diferente de países como o México, onde o Dia de Los Muertos é celebrado com festa, neste dia a Igreja brasileira convida à reflexão sobre a vida eterna e o consolo em Cristo, reafirmando a esperança da ressurreição e o amor que une vivos e mortos na comunhão dos santos.
CONHEÇA A HISTÓRIA DO FERIADO DE FINADOS – Conforme explicado em sites da Igreja Católica, o Dia de Finados foi instituído no ano de 998 (século X) pelo abade Odilo, na abadia beneditina de Cluny, na França. Foi Odilo que estabeleceu 2 de novembro como data oficial, como uma forma de unificar as comemorações aos mortos neste dia.
Antes da unificação, entre os séculos 2 e 10, período da Idade Média, os rituais em lembrança dos falecidos aconteciam em dias variados, pois não havia nenhuma data específica no calendário cristão.
Normalmente as cerimônias eram feitas pelos próprios familiares no terceiro dia após o enterro da pessoa. Depois, passaram a acontecer no aniversário de morte.
Com o passar dos anos, a data de 2 de novembro foi ganhando destaque sobretudo nas Américas, com a influência de outras culturas, como a mexicana, por exemplo. Mas foi só em 1915, que o papa Bento XV permitiu que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos.
O dia de finados foi instituído no ano de 998
NO BRASIL – Flores e velas são um traço tradicional de Finados, mas é possível encontrar também, principalmente em São Paulo, muitos túmulos enfeitados com cataventos coloridos. No Nordeste, em estados como o Ceará, por exemplo, devido ao clima seco e ensolarado, os túmulos são enfeitados com flores artificiais e muitas famílias iniciam essa decoração na semana que antecede a data, para que o local esteja bem bonito no dia 2.
CHUVA DE PÉTALAS – Outra iniciativa que pode ser vista em alguns cemitérios é o sobrevoo de helicóptero com uma emocionante chuva de pétalas, encantando os visitantes e trazendo mais leveza para a ocasião.
Para Roberto Toledo, diretor de operações e sustentabilidade da maior empresa de serviços funerários do Brasil, as tradições de Finados no país mudaram muito pouco nos últimos anos e isso pode estar ligado aos mitos e paradigmas criados pelos brasileiros em relação à morte. “Muitas pessoas ainda alimentam crenças negativas em relação aos cemitérios, mas o setor vem trabalhando para desmistificar cada vez mais o assunto, criando uma relação com o tema. E Finados é uma boa oportunidade para fortalecer o que há de positivo: a lembrança, a homenagem e reflexão sobre a vida”, afirma.
HOMENAGENS VIRTUAIS – Existe um movimento ainda tímido, que ganhou força depois da pandemia, que é a realização de homenagens virtuais. “Há plataformas que permitem acender velas virtuais ou mesmo deixar recado em um mural online e isso se torna uma facilidade para aqueles que moram longe dos locais de sepultamento dos entes queridos e não querem deixar de celebrar a data ou até mesmo para aqueles que não gostam de frequentar os cemitérios”, ressalta Toledo.
EM OURINHOS – Em Ourinhos nesta data a prefeitura municipal costuma fazer melhorias e limpeza de todo o local para receber os visitantes, que em muitos casos, vêm de longe para prestar homenagens aos seus mortos. Tradicionalmente encontramos as ruas do entorno interditadas, onde diversos ambulantes vendem flores e velas para os visitantes que deixam para adquirir suas homenagens na última hora, além de água e até comestíveis.
Neste feriado o comércio da cidade estará fechado. O Ourinhos Plaza Shopping e os supermercados abrirão normalmente.
Também atenderão em horário normal a Unidade de Pronto Atendimento da cidade – UPA e o PA da Cohab, que funciona das 12h à meia noite.
PROGRAMAÇÃO DE MISSAS NO CEMITÉRIO MUNICIPAL
6h – Missa a cargo da Paróquia São Pio X e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
7h00 – PaRÓQUIA Santo Antônio
8h00 – Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado
9h – Catedral do Senhor Bom Jesusu e São Luiz Gonzaga
15h – São João Batista e Santa Edwiges
16h – Nossa Senhora de Guadalupe
17h – Paróquia São José
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.