quarta, 16 de julho de 2025

VESTIBULINHO ETEC – Escola abre inscrições para diversos cursos com início no 2º semestre

Publicado em 19 maio 2025 - 18:14:21

           

São diversos cursos gratuitos e as inscrições já estão abertas

 

Fernando Ribeiro

 

A ETEC “Jacinto Ferreira de Sá” de Ourinhos está com as inscrições abertas para o Vestibulinho 2025 para início dos cursos no segundo semestre 2025. Os cursos serão ministrados no período noturno, com aulas a partir das 19h00.

 

PRAZO PARA INSCRIÇÕES: As inscrições já se iniciaram no dia 12/05 e vão até 10/06 e são feitas somente pela Internet, através do link www.vestibulinho.etec.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de apenas R$ 30,00 e mais nenhum custo adicional de mensalidade durante todo o período dos cursos.

“Para quem tiver dificuldade, pode vir pessoalmente que fazemos”, garante o professor Manoel Rodrigues do Carmo Júnior, coordenador de Cursos MTEC, de Automação Industrial.

 

REQUISITOS NECESSÁRIOS – Ensino médio concluído ou estar matriculado no período diurno no 2º ano do Ensino Médio são exigidos para quem pretende prestar o Vestibulinho da ETEC. “Com exceção do Curso de Enfermagem que exige que o aluno tenha no mínimo 18 anos, nenhum outro curso exige maioridade”, pontua o professor.

 

CURSOS DISPONÍVEIS – Administração, Finanças, Recursos Humanos, Automação Industrial, Desenho de Construção Civil, Eletromecânica, Enfermagem, Mecânica, Química e Segurança do Trabalho serão os cursos oferecidos. São 40 vagas para todos os cursos, com exceção de Enfermagem que possui somente 30 vagas.

 

FALTA DE CAPACITAÇÃO – Segundo estudos e pesquisas oficiais, a cada 10 vagas criadas pelas empresas de TI (Tecnologia da Informação), três apenas são ocupadas e sete ficam em aberto. Na área de automação industrial é um pouco menor, são seis vagas. “No nosso país não existe desemprego e sim pessoas não capacitadas para as vagas oferecidas”, afirma Manoel.

 

DIFERENCIAL – “Independente de fazermos uma faculdade, o curso técnico dá a possibilidade de emprego imediato. Hoje o aluno que se forma no ensino técnico tem cerca de 80% mais de chance de ser colocado no mercado de trabalho. Com um curso técnico, tenho certeza que o aluno estará empregado no prazo de 1 ano ou pouco mais, com o triplo do salário de quem não tem capacitação”, assegura o coordenador de curso da ETEC.

 

FACULDADE DE ENGENHARIA? – “Antes de iniciarmos a Faculdade de Engenharia, resolvemos fazer um Curso de Técnico em Automação Industrial, por exemplo. Além de muito mais facilidade de conseguir aprovação no vestibular, com certeza, na Faculdade vamos ‘nadar de braçada’, aproveitar muito mais o curso superior do que quem não fez. O aluno ganha duas vezes, pois também já pode estar trabalhando para pagar sua faculdade, além de ter muito mais conhecimento do que os outros”, alerta Júnior.

 

SOBRE A ETEC – A escola é mantida pelo Governo Estadual, faz parte do Centro Paula Souza, com mais de 250 escolas técnicas no Estado de São Paulo. Além disso, existem “braços” em outras escolas de Ourinhos e região que ministram os cursos, por falta de espaço físico na unidade principal, situada no Jardim Paulista.

A cidade de Ibirarema e a Escola Virgínia Ramalho em Ourinhos são alguns exemplos, mas os professores, materiais, certificados são todos da ETEC.

Em Ourinhos a ETEC está localizada na Av. Antônio Almeida Leite, 913 – Jardim Paulista. Fone: (14) 3322-4908.

Professor Manoel Rodrigues do Carmo Júnior, coordenador de Cursos MTEC, de Automação Industrial

 

Em Ourinhos a ETEC está localizada na Av. Antônio Almeida Leite, 913 – Jardim Paulista

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.