terça, 29 de outubro de 2024
Publicado em 28 out 2024 - 09:33:44
Texto informativo da polícia explica sobre sobre carros clonados
Assessoria de Comunicação PRF Rio Preto
“Cabrito” é um jargão utilizado para veículos adulterados, os famosos “clones”. Estes veículos são produtos de furto ou roubo, e sofrem adulteração criminosa da numeração de chassi, motor e placas. Os criminosos copiam dados de outro veículo de mesma marca, modelo, cor e ano, criando uma espécie de “dublê”.
Após terem sido adulterados, estes “cabritos” são comercializados nas redes sociais e grupos de classificados. São vendidos bem abaixo do preço de tabela, geralmente com a identificação de “só pra rodar”, pois não estão sujeitos a serem transferidos.
Este mercado criminoso movimenta milhões de reais por ano com a comercialização de veículos obtidos muitas vezes por meios violentos, envolvendo até mesmo latrocínios (roubos seguidos de morte). Considerando o alto valor envolvido no crime, as organizações criminosas investem cada vez em tecnologia para que a adulteração seja cada vez mais perfeita.
Isso exige da polícia um constante aperfeiçoamento nas técnicas de identificação veicular, pois cada micro detalhe é importante para constatação da alteração. Na manhã deste domingo (27), a PRF derrubou mais um “cabrito” na BR 153, completando 32 veículos recuperados somente em 2024. Desses, 19 eram “cabritos”, ou seja, adulterados.
Sobre o fato
Um homem comprou um Jeep Renegade na região da “pedra” de São José do Rio Preto. Ele deu uma Honda Biz e mais R$ 14 mil em dinheiro pelo veículo.
Passeando com a família pela região, ele chamou a atenção da PRF pelo fato da criança estar fora da cadeirinha. A abordagem ocorreu no km 24, próximo a Nova Granada.
Questionado, informou aos policiais rodoviários federais como comprou o carro, chamando mais ainda a atenção da equipe. Os policiais realizaram a vistoria criteriosa dos sinais de identificação, conseguindo identificar que aquele veículo foi furtado em São Bernardo do Campo em julho deste ano. O homem perdeu o carro e responderá pelo crime de receptação.
Imagem: PRF.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.