terça, 04 de fevereiro de 2025
Publicado em 03 fev 2025 - 10:40:22
Cidade oferece formação em todos os níveis de ensino e amplia oferta de cursos profissionalizantes e técnicos, reforçando sua importância estratégica no cenário educacional.
Alexandre Mansinho
A cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo, reafirma sua posição como um dos principais polos regionais de educação, atraindo centenas de estudantes de municípios vizinhos e ampliando sua oferta de cursos em todas as modalidades e níveis de ensino. Com uma estrutura que vai desde a Educação Básica até o Ensino Superior, passando por cursos técnicos e profissionalizantes, a cidade só é superada por grandes centros urbanos como Assis, Bauru, Marília e Londrina.
Há algumas décadas, Ourinhos era conhecida por enviar seus estudantes para outras cidades em busca de formação. Hoje, o cenário se inverteu: a cidade recebe diariamente centenas de alunos de municípios próximos, tanto do Sudoeste Paulista quanto do Norte Pioneiro Paranaense. Dados do Censo Educacional de 2023 mostram que o município tem cerca de 20 mil alunos matriculados no ensino regular, entre redes pública e privada, além de aproximadamente 5 mil estudantes em cursos profissionalizantes, técnicos e na modalidade de Educação a Distância (EaD).
Destaque para Ourinhos
A Rede Municipal de Ensino de Ourinhos atende cerca de 9.830 alunos em 46 escolas, com perspectivas de ampliação de ações em parceria com instituições como a Guarda Civil Municipal em 2025. Além disso, a cidade oferece diariamente mais de 26 mil refeições elaboradas por nutricionistas, transporte gratuito para 2.400 estudantes e uniformes de inverno e verão. Vale ressaltar que, no tocante a educação inclusiva e o atendimento para estudantes com deficiência, a rede pública municipal já conta com mais de duas décadas sendo referência na formação de especialistas e acolhimento para esses alunos.
Na Rede Estadual, Ourinhos conta com 16 unidades escolares que atendem aproximadamente 10 mil alunos, incluindo Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) também têm papel fundamental, oferecendo dezenas de cursos gratuitos, especialmente na área da saúde, reforçando a importância estratégica da cidade na formação de mão de obra especializada.
O Ensino Superior também ganha destaque. Ourinhos foi pioneira na região ao implantar um polo presencial de apoio ao EaD no início dos anos 2000. Atualmente, a cidade abriga quatro campus universitários — UniFio, Faculdade Estácio de Sá, UNESP e FATEC —, com cerca de 4 mil alunos matriculados. Um dos grandes avanços em discussão é a possível implementação do curso de Medicina pela UniFio, em tratativas com o Governo Federal. E também a possibilidade de implantação do curso de Direito na UNESP, em discussão com a instituição.
Cursos profissionalizantes e o Sistema ‘S’
A tendência de crescimento na demanda por formação profissional tem ampliado a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes em Ourinhos. O Senac, por meio de parcerias com a Prefeitura e empresas locais, oferece cursos gratuitos para pessoas de baixa renda, com 80% das vagas isentas de custos e material didático fornecido sem ônus. Os cursos, de média e curta duração, focam em empregabilidade e empreendedorismo, atendendo às necessidades do mercado de trabalho.
Perspectivas futuras
Com o crescimento das demandas profissionais no município, a tendência é que a lista de cursos de formação profissional continue a se expandir. Ourinhos, portanto, consolida-se não apenas como um polo educacional, mas também como um centro de oportunidades para quem busca qualificação e mudanças na trajetória profissional. Com investimentos contínuos e uma estrutura educacional diversificada, a cidade se mantém como referência regional, atraindo estudantes e profissionais em busca de um futuro promissor.
As aulas do sistema particular já retornaram em algumas instituições da cidade, já a rede pública retorna na próxima segunda-feira, dia 10.
Imagens: Reprodução.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.