sábado, 05 de julho de 2025
Publicado em 12 ago 2019 - 16:57:38
O evento de tatuagem considerado uma celebração da arte
Juliana Neves
No último final de semana, dias 9, 10 e 11 de agosto, foi realizado, no recinto da FAPI, a 4º Expo Tattoo. Um evento que contou com a participação de diversos tatuadores do Brasil. Cidades como Rio de Janeiro, Joinville, Balneário Camboriú, Sorriso (Mato Grosso), São Paulo, Sorocaba, Bauru, Birigui, Cerqueira Cesar, Cerqueira Campos, Londrina, Jacarezinho, Ourinhos, Barra Bonita, Piraju e Ipaussu. Uma produção alternativa, mas que já tem o apoio da prefeitura da cidade, fazendo parte do calendário cultural de Ourinhos.
De primeira impressão, para as pessoas que não são acostumadas com essa diversidade, provavelmente, terá um choque de realidade ao ver muitos tatuadores reunidos, trabalhando sem parar e deixando o descanso para o fim do evento, e um público com muitos desenhos no corpo.
Algumas pessoas estavam no local para chamar a atenção do público em busca de quebra de preconceitos. São as pessoas reconhecidas por modificados, pois elas possuem o corpo todo desenhado, muitas vezes, somente pintado em alguma cor e diferentes piercings e alargadores no rosto. Inclusive dentes e olhos modificados, tatuam os olhos de alguma cor e trocam a dentária por outra mais brilhante, tem até em formato de dente de vampiro.
A maioria do público que estava presente no evento, foi para conhecer e fazer uma tatuagem. Como é o caso de Andresa Rodrigues, uma visitante que veio de Itapetininga, para ser tatuada e prestigiar o amigo tatuador.
E os tatuadores tiveram a oportunidade de concorrer a algumas premiações em 20 categorias, segue os nomes dos ganhadores:
Série Desenho Colorido: Kid
Série Desenho PB: Kid
Aquarela: Denis e Jony William
Caligrafia: Kill e Bruno Corrêa
Free Hand: Kid e Jhony
Comics: Rodrigo Fante e James
Old School: Panda e Flávio
Tribal Maori: Paulo Anselmo e Zuk
Colorido: William Alan e Flávio
Preto e Cinza: Moisés e Kid
Portrait: Carlos Munhoz e Erick Martins
Piercing Exótico e Simétrico: Jack
Cultura Brasileira: Panda e Igor Alexandre
New School: Pedrão e Jony William
Realismo: Paulo Bueno e Wolf
New Traditional: Érica e Flávio
Oriental: David e Paulo Anselmo
Fechamento: Rafael e Kid
Pontilhismo: Rafael e Zuk
Melhor do Evento: Flávio (new traditional)
Paulo Galico, o organizador do evento, avalia como a melhor edição, pois o público foi bem mais receptivo à cultura e com o apoio da prefeitura puderem ter mais visibilidade em Ourinhos, região e no próprio país.
Em paralelo a Expo Tattoo, também estava acontecendo o Festival de Rock que contou com diversos shows de bandas regionais. No fim, foi uma mistura cultural entre as pessoas que curtem rock e tatuagem. É uma demonstração de que Ourinhos valoriza e apoia diferentes opiniões e atitudes.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.