quinta, 29 de fevereiro de 2024

Centro de Arte Fruir – Uma oportunidade a mais para o desenvolvimento e a prática das expressões artísticas em Ourinhos

O centro de arteterapia e atividades artísticas já está em plena atividade com o programa o “FÉRIAS COM ARTE”, e já tem programação para fevereiro

 

Marcília Estefani

 

Sob o comando do Professor Alexandre Magno Faria, Ourinhos agora tem o “Centro de Arte Fruir”, um espaço que inspira literalmente o significado da palavra – discriminado em dicionário da língua portuguesa, em todos os sentidos, mas principalmente no que diz respeito ao “físico, emocional, estético, intelectual etc.”, um local onde a ‘Arte Flui’ em cada um à sua maneira.

 

 

FILOSOFIA – Segundo Alexandre, “o Centro de Arte Fruir coloca a arte ao alcance de todos, isto é, através da vivência lúdica das expressões artísticas, desenvolver o fruir, o conhecer, o fazer artístico, movimentar habilidades sensoriais, cognitivas e motoras. Percorrer o universo das artes visuais, dança, música e teatro, de maneira leve sem o compromisso estético classificatório, mas sim o compromisso técnico e pedagógico do desenvolvimento de habilidades através da arte como pulsão humana pertencente a todos.”

O novo espaço já está em plena atividade, promovendo neste mês de janeiro o “Férias com Arte”, que compreende dois dias na semana com atividades de várias técnicas de Arte. Na próxima semana (23/01 a 26/01) será realizada pintura em tela e arte com carimbos.

 

 

A partir de fevereiro, o Centro de Arte Fruir iniciará dois programas, um deles voltado às pessoas de todas as idades e o outro para crianças de 5 a 12 anos.

ARTETERAPIA – Através das atividades artísticas todos são levados a refletir sobre questões de temas variados, individualmente ou em conjunto.

 

 

VIVENCIANDO AS ARTES – CRIANÇAS DE 05 A 12 ANOS – Atividades de pintura, modelagem, corte e colagem, entre outros, são organizados em quatro aulas, com duas horas de duração, numa sequência didática completa terminando sempre com a apresentação do trabalho realizado. “Nesta idade de descobertas é importante oportunizar às crianças contato com estes vários tipos de técnicas e expressões artísticas”, ressalta o professor.

 

 

EXPLICANDO UM POUCO A ARTETERAPIA – A Arteterapia á uma forma de trabalho terapêutico relativamente recente. Utiliza-se a arte e suas diferentes expressões como recurso terapêutico visando o desenvolver, o autoconhecimento, a autoestima, o equilíbrio e o desenvolvimento pleno do indivíduo.

Várias técnicas são utilizadas durante as sessões de Arteterapia. É importante ressaltar que quem deve aplicar tais técnicas são profissionais habilitados, formados por cursos reconhecidos pelas Associações de Arteterapia regionais e de acordo com as normas da UBAAT (União Brasileira de Arteterapia).

 

 

As oficinas de arteterapia poderão ser modeladas de acordo com as necessidades e cursos com direcionamentos específicos em uma técnica ou em determinada linguagem, ou ainda poderão ser personalizados.

Professor Alexandre é formado em Artes, tem pós-graduação de “História da Arte – Análise e Crítica” e “Arteterapia”, atua há mais de 15 anos na rede pública de ensino.

 

 

Para maiores informações entre em contato pelo telefone/whatsapp – (14) 99704-3486. O endereço é Rua Rio de Janeiro, 1664 – Jardim Matilde.

 

Significado de “FRUIR” (de acordo com dicionário Michaelis – uol -):

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.