segunda, 08 de setembro de 2025

Em janeiro, manifestações em Brasília repercutem em vários lugares do país, inclusive em Ourinhos

Publicado em 26 dez 2023 - 19:16:41

           

Primeiro homicídio do ano, chuvas fortes, dengue e evento ‘janeiro branco’ também foram assuntos de relevância durante o mês

 

Da redação

 

Mais um ano chega ao fim deixando suas marcas, boas e ruins. A partir desta terça-feira, 26 de dezembro, recorde conosco os principais fatos que marcaram o ano de 2023 em Ourinhos.

MANIFESTAÇÃO – O ano em Ourinhos teve início novamente com uma grande manifestação, desta vez que repercutiu não somente no município, mas em todo o Brasil e também no exterior.

 

 

No domingo, 8 de janeiro de 2023, manifestantes bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, depredaram os prédios do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Os atos, considerados de vandalismo e terrorismo, foram transmitidos por emissoras de televisão e redes sociais.

 

BOLSONARISTA OURINHENSE É PRESO – Um manifestante de Ourinhos, Nelson Eufrosino, 63 anos, teve vídeo viralizado na internet, onde aparece pedindo para uma mulher gravá-lo enquanto destrói uma vidraça no Supremo Tribunal Federal (STF), ele é um dos 59 nomes que constam na lista da Advocacia-Geral da União (AGU) que pede à Justiça o bloqueio de R$ 6,5 milhões de financiadores dos atos golpistas.

 

 

O ourinhense foi preso no mês de abril, teve prisão preventiva decretada em 20 de janeiro, encaminhado à Polícia Federal em Marília durante a 10ª fase da Operação Lesa Pátria, posteriormente encaminhado à Penitenciária de Cerqueira César/SP.

Desde o domingo, 17 de dezembro, o comerciante ourinhense Nelson Eufrosino, que estava preso acusado de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, está em liberdade provisória e já se encontra em meio à sua família.

 

HOMICÍDIO – O primeiro homicídio do ano de 2023 aconteceu em 17 de janeiro, quando o Babalorixá Clodoaldo Antônio da Silva, 49 anos, levou dois tiros, um no abdome e outro na cabeça.  O suspeito foi encontrado horas depois dentro do lago do Parque Centenário, com tiro no peito.

 

 

Um homem de 49 anos foi morto a tiros em uma chácara na noite da terça-feira, 17 de janeiro, em Ourinhos. O suspeito do crime foi encontrado horas depois, também sem vida, no Parque do Centenário. Indícios apontam que o homem teria tirado a própria vida.

 

CHUVAS FORTES – Primeiro temporal a atingir a cidade de Ourinhos aconteceu em 18 de janeiro, trazendo muita ventania, com estragos em vários pontos que causaram danos materiais, porém sem fazer vítimas. A estação meteorológica chegou a registrar uma rajada rápida de 117,5Km/h.

 

 

DENGUE – aumento de casos passa a preocupar administração pública. Com quatro casos confirmados no mês de janeiro, a cidade esteve entre os municípios em estado de alerta para novas epidemias de dengue, devido ao alto índice de focos da doença, que entre novembro e dezembro de 2022 somaram mais de 900.

 

 

JANEIRO BRANCO – Numa iniciativa inédita em Ourinhos, a Secretaria de Saúde realizou em 25 de janeiro 2023, o evento “A Vida pede Equilíbrio”, com o objetivo de chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos, com foco no respeito à condição psicológica de todos.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.