domingo, 07 de setembro de 2025

Fibromialgia: “Muitas pessoas deixam de buscar ajuda médica por não saberem que são portadoras da doença”

Publicado em 13 jan 2024 - 12:06:48

           

Os sintomas são basicamente dores musculares, e o diagnóstico é clínico. Não há um exame laboratorial ou de imagem capaz de diagnosticar a doença.

 

Por Dr. Mário Ferreira, biólogo, farmacêutico bioquímico, especialista em laboratório clínico e MBA em gestão empresarial

 

Olá, minha gente! O nosso assunto de hoje é a fibromialgia.

A fibromialgia é uma síndrome que abrange um conjunto de sintomas que afetam mais as mulheres que os homens, especialmente na faixa etária dos 30 aos 60 anos.

 

 

Não há causa definida para a fibromialgia. Muitas vezes, a doença aparece após um trauma psicológico ou físico. Os sintomas são basicamente dores musculares, e o diagnóstico é clínico. Não há um exame laboratorial ou de imagem capaz de diagnosticar a doença.

É importante que o clínico reumatologista seja consultado, pois é ele que, ao analisar a história clínica e realizar o exame físico do paciente, irá firmar o diagnóstico da fibromialgia.

Vale destacar que boa parte das pessoas portadoras dessa síndrome acabam não procurando ajuda médica por desconhecerem que são portadoras da moléstia.

Era o que tínhamos para hoje! Um abraço para todas e todos, e até a próxima! www.labsantapaula.com.br

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.