sexta, 10 de outubro de 2025

HOMENAGEM: Morre o comerciante Reinaldo Vieira, proprietário das Óticas Vieira

Publicado em 30 set 2025 - 18:19:16

           

Além das empresas, que está há décadas no mesmo local, o empresário conquistou amigos e credibilidade através dos tempos

 

Hernani Corrêa

 

Ourinhos se despediu essa semana do Senhor Reinaldo Vieira, 79 anos, proprietário das Óticas Vieira, um dos comerciantes mais antigos e tradicionais da cidade.

O empresário foi sepultado no último dia 29 de setembro, no cemitério municipal.

 

Reinaldo Vieira faleceu aos 79 anos

 

A Rede de Comunicação EN DIA & NEGOCIÃO presta uma singela homenagem ao comerciante. Republicamos a matéria que está no Livro Ourinhos 100 anos, 100 histórias de Ouro, lançado por ocasião do aniversário da cidade há alguns anos atrás.

Senhor Reinaldo Vieira foi um dos personagens.

 

 

ÓTICAS VIEIRA: Fruto do trabalho de três gerações que passo a passo realizam os seus sonhos

 

A Ótica Vieira, fundada no ano de 1950, já no mercado ótico há quase 70 anos, sempre localizada na Rua Paraná em Ourinhos, é fruto do empreendedorismo de Manoel Vieira Filho, que pautado pela honestidade e perseverança, deixou para seus sucessores, além de grandes conselhos, a história de uma vida de dedicação ao comércio ourinhense.

Manoel, muito conhecido entre os amigos por ‘Neco’, era relojoeiro e iniciou sua trajetória no comércio participando de uma sociedade, em loja que ficava em frente à Praça Mello Peixoto, na época que a Rua Paraná ainda era de paralelepípedos. Depois de algum tempo veio o fim da parceria, vindo o rapaz a ficar sozinho, atuando no ramo de venda de joias e relógios.

 

Loja do Calçadão da Rua Paraná em 2018

 

Em 1954, o comerciante foi roubado e resolveu então mudar de ramo, iniciando no mercado ótico. Neco trabalhava de 10 a 12 horas por dia e sempre foi extremamente honesto, trabalhando com grande comprometimento com a verdade e com muita dedicação.

Isto lhe permitiu construir um patrimônio sólido e deixar grandes exemplos para o filho, Reinaldo Vieira, que desde os 9 anos de idade, começou a trabalhar ao lado do pai. “Hoje as pessoas veem o que a gente tem, mas não sabem como foram conseguidas, nossa vida foi sempre de muita luta.”

Reinaldo sucedeu o pai nos negócios e lembra muito de seus conselhos “Papai sempre dizia: nesta vida filho, tudo que sonhamos e desejamos nós conseguimos tendo perseverança, muita honestidade e muito trabalho, passo a passo, todo dia”.

 

A loja da filha Raquel, na Rua 9 de Julho em 2018

 

SUCESSÃO – Foi baseado nestes princípios, que Reinaldo deu continuidade ao trabalho começado pelo pai e no decorrer dos anos transformou as Óticas Vieira no sucesso que é hoje. Basicamente na sua 3ª geração, o comerciante também tem sua trajetória compartilhada com a filha Raquel Vieira, que também tem sua loja nos mesmos moldes que a do pai.

Além de liderar o ramo óptico na cidade, oferecendo armações de óculos de grau e solar com uma grande variedade de produtos, a empresa compartilha sucesso com grandes marcas como Ray Ban, Dolce Cabana, Prada, Versati e muitas outras.

 

Reinaldo Vieira e a filha Raquel, há sete anos atrás; ao fundo no quadro, a foto de seu pai

 

SISTEMA COMPUTADORIZADO – Possui sistema computadorizado para montagem das peças, para tomada de medidas dos óculos, o que permite oferecer a máxima qualidade dos serviços. Em seu laboratório, possui montador com 35 anos de experiência, altamente capacitado para oferecer aos clientes total adaptação e satisfação, o que tem fidelizado inúmeros compradores por todos estes quase 70 anos.

Hoje as Óticas Vieira contam com a dedicação de 10 colaboradores em sua matriz e mais três na filial, que juntos ajudam a manter sempre ativo o espírito de trabalho, dedicação e profissionalismo implantado pelo Senhor Manoel.

“O segredo para a trajetória de sucesso da família Vieira, continua sendo a honestidade, a perseverança, a dedicação e muito trabalho, ingredientes essenciais para qualquer empreendedor, em qualquer tipo de negócio”, afirma o filho do Senhor Manoel, que com muito orgulho e saudade segue os passos do pai.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.