sexta, 24 de outubro de 2025
Publicado em 29 ago 2025 - 17:26:14
Com 14 anos de atuação, holding soma 8.144 unidades entregues e prevê R$ 395 milhões em lançamentos até dezembro, com foco em inovação, gestão e impacto social no interior de São Paulo
Assessoria de Comunicação
O Grupo ADN encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo que reforça sua posição entre as maiores incorporadoras do país: R$238 milhões em VGV comercializado, quatro lançamentos no período, que somam R$241 milhões em VGV, sete canteiros de obras em andamento e um total de 8.144 unidades já entregues desde sua fundação, beneficiando milhares de famílias.

Fundado em 2011, o grupo projeta até dezembro um VGV adicional de R$395 milhões com seis novos empreendimentos, sendo que R$96,3 milhões foram lançados no mês passado (julho).

RESULTADOS SÓLIDOS EM UM CENÁRIO DESAFIADOR – Mesmo diante de um cenário macroeconômico adverso – marcado por juros elevados, crédito mais restrito, alta nos custos de insumos e escassez de mão de obra qualificada no setor da construção civil – a empresa manteve ritmo de crescimento consistente.

“O primeiro semestre exigiu decisões firmes e inovação constante. Lidamos com variáveis complexas do setor, mas conseguimos crescer com disciplina financeira, excelência operacional e atenção às famílias que confiam na nossa marca para realizar seus sonhos”, afirma Pedro Donadon, fundador e presidente do Grupo ADN.

PROGRAMAS HABITACIONAIS AMPLIAM ACESSO E IMPULSIONAM RESULTADOS – O desempenho positivo do grupo também é impulsionado pela parceria com o poder público, especialmente nos programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e Casa Paulista do Governo do Estado de São Paulo. No 1º semestre, 42% das vendas foram subsidiadas pelo Casa Paulista e 34,1% das unidades comercializadas foram da Faixa 2 do MCMV, além de 38,1% na Faixa 3.

Além disso, 4,1% das unidades comercializadas no semestre foram enquadradas na Faixa 4 do programa Minha Casa, Minha Vida – nova categoria criada em abril de 2025, voltada para famílias com renda mensal entre R$ 8 mil e R$ 12 mil. A medida ampliou o acesso à moradia para um público que antes não se enquadrava nas faixas anteriores, viabilizando projetos com maior valor agregado.

Um exemplo é o Horizon Tower, lançado em Araraquara pela Livon, marca do grupo voltada para o segmento de médio padrão. Com localização estratégica, próximo a comércio e serviços, arquitetura e paisagismo com assinatura de escritórios renomados, o empreendimento tem lazer completo, plantas de dois dormitórios, uma suíte, com varanda gourmet e opção de até 2 vagas de garagem. O projeto demonstra forte aderência ao novo perfil do consumidor, mais exigente quanto à qualidade de vida, conforto e potencial de valorização do imóvel.

Os bons resultados do semestre também refletem a estratégia de expansão regional da holding, que segue ampliando sua presença no interior paulista com foco em cidades estratégicas.
Em seis meses, o Grupo ADN lançou quatro novos empreendimentos:
– California Residence – primeiro projeto do grupo em Ribeirão Preto.
– Barcelona Residence – marcando a chegada da ADN Construtora em Santa Bárbara d’Oeste.
– Versalhes Residence – em Franca.
– Siena Residence – quinto empreendimento em Campinas.
Um momento emblemático, que reforça a eficácia do modelo de parceria entre os entes públicos e a iniciativa privada na promoção de moradia digna, foi a inauguração do condomínio Vila das Palmeiras II, em Ourinhos, com a presença do governador Tarcísio de Freitas na entrega de chaves.

Para Donadon, “essas parcerias são essenciais para ampliar o acesso à moradia com condições reais para milhares de famílias, e fazem parte do nosso compromisso com a transformação social”.
TECNOLOGIA OTIMIZA OBRAS E AUMENTA PRODUTIVIDADE – A holding também realizou a aplicação ampliada da tecnologia BIM (Building Information Modeling), processo que usa modelos digitais tridimensionais (3D) para criar e gerenciar informações sobre um projeto de construção de um edifício, aumentando a eficiência nos processos construtivos.

Presente em diversas etapas do desenvolvimento dos empreendimentos, desde os anteprojetos até a execução em campo, a aplicação do BIM permite maior integração entre disciplinas técnicas, compatibilização de projetos, redução de erros e ganho de produtividade na construção civil.
“No canteiro de obras do LIV Alpha, por exemplo, já se aplica o BIM com recursos de realidade aumentada que permitem a visualização das instalações em tempo real, por meio de QR codes instalados nos ambientes”, explica Edmara Marques Rodrigues da Silva, Diretora de Estratégia, Gente e Gestão do Grupo ADN.
DINDOM VENDAS CONSOLIDA LIDERANÇA COM TECNOLOGIA E DADOS – O período ainda marcou a consolidação da Dindom Vendas, startup para o mercado imobiliário do grupo, dedicada a facilitar a jornada de compra e o relacionamento com clientes. Com um modelo de negócio que integra dados, metodologia autoral e operação comercial, a Dindom Vendas já movimentou R$ 240 milhões em vendas líquidas no 1º semestre de 2025, é líder de vendas em 90% das cidades em que a operação está presente como: Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto, Ourinhos, Campinas e Franca.
“O setor imobiliário ainda é muito dependente do talento individual nas vendas. A Dindom muda esse paradigma ao tratar a venda como ciência – com metodologia, processos escaláveis e previsibilidade”, destaca Caio Maroni, sócio e diretor executivo da Dindom Vendas. A operação agora se prepara para consolidar sua presença no segundo semestre e, futuramente, ampliar sua atuação para outros players do mercado.
ESG E IMPACTO SOCIAL – Práticas sustentáveis e de inclusão estão presentes no dia a dia do grupo, que tem parcerias firmadas com diversas frentes e entidades de forma a impactar positivamente seu entorno, como com o projeto “Pé na Obra”, iniciativa criada pela equipe de inovação do Grupo ADN em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cujo objetivo é aproximar a formação acadêmica do mercado de trabalho por meio da vivência prática em um canteiro de obras, conectando teoria e prática e desenvolvendo competências técnicas e comportamentais nos estudantes.
O Instituto ADN, braço social da holding, contabilizou cerca de 1 tonelada de alimentos doados a instituições sociais de Araraquara, São Carlos, Franca e Ourinhos. As doações foram arrecadadas durante as entregas de chaves dos empreendimentos, quando os novos moradores foram convidados a contribuir. Ao final de cada evento, o Instituto dobrou o volume arrecadado e destinou os alimentos a entidades locais – uma forma de tornar os sonhos reais não apenas para quem conquistou a casa própria, mas também para quem depende da solidariedade para seguir em frente.
Para ilustrar todas as iniciativas ambientais, sociais e de governança aplicadas em 2024, foi lançada a 3ª edição do Relatório ESG do grupo. Entre os destaques estão: ampliação do uso de energia 100% renovável nos canteiros de obra, educação ambiental em parceria com a rede pública de ensino nas cidades onde o grupo atua, e ampliação dos canais de ética e compliance, com escuta ativa dos colaboradores, reforçando uma governança baseada em transparência, coerência e integridade.
CULTURA E GESTÃO – Internamente, a companhia avançou na profissionalização de sua gestão, com a adoção de práticas que fortalecem a cultura corporativa, o desenvolvimento de lideranças e a integração entre áreas. Foram implementadas rotinas de acompanhamento de metas e desempenho, com foco em comunicação mais clara, alinhamento estratégico e valorização das equipes em todas as áreas da empresa.
PERSPECTIVAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE – A expectativa é de um crescimento sustentável, com foco no controle de custos, na gestão de caixa e na eficiência operacional. A previsão de lançamentos em Sorocaba, Araraquara, Campinas, Piracicaba e, pela primeira vez, em Catanduva – marcando a estreia da ADN Construtora na cidade – reforça o compromisso da empresa com uma expansão regional planejada e responsável.
“Até dezembro, teremos mais seis lançamentos, somando R$ 395 milhões em VGV, e vamos manter nossa meta de unir crescimento econômico a impacto humano. Seguimos investindo em tecnologia, diversidade e urbanismo social”, reforça Pedro Vinha Júnior, Diretor Jurídico, Negócios e Incorporação.
SOBRE O GRUPO ADN – Formado pela ADN Construtora, Instituto ADN, Livon Incorporadora e Dindom Vendas, o Grupo ADN é o 22º maior grupo construtivo do Brasil (Revista O Empreiteiro) e integra o ranking Melhores e Maiores 2024 da Exame. Com atuação em 18 cidades paulistas, já entregou mais de 8 mil unidades habitacionais. Para 2025, o Grupo ADN projeta um VGV de R$ 636 milhões, gerando, no presente momento, mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.