fbpx

sbado, 17 de abril de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

CSA incentiva alunos a buscar conhecimentos de forma inovadora

O Colégio Santo Antônio incentiva os alunos, neste período de aulas remotas, a buscar seus conhecimentos utilizando novas e modernas ferramentas digitais

 

 

Rose Pimentel Mader

 

O Colégio Santo Antônio, sempre na vanguarda da Educação, investindo em inovações para oferecer um ensino de excelência, incentiva os alunos, neste período de aulas remotas, a buscar seus conhecimentos utilizando novas e modernas ferramentas digitais.

Um bom exemplo disso é a iniciativa da professora Lenise Antunes Carvalho Marques (Português, História e Geografia) que na disciplina Trajeto I (Interdisciplinar), do Sistema UNO, desenvolveu com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I uma forma inovadora de realizar um trabalho.

 

A professora Lenise Marques utilizou ferramentas digitais que despertaram o interesse dos alunos

 

Na impossibilidade do trabalho ser feito de maneira convencional, a professora Lenise buscou ferramentas digitais que viabilizaram o total êxito da atividade.

O tema do trabalho foi o Museu Tecnológico e os artefatos sugeridos foram o telefone de discagem, a máquina de escrever, a fita cassete VHS e o walkman. A proposta foi que os alunos trabalhassem virtualmente, no Sistema de Rotação por Estações, a atividade que em sala de aula seria dividida em grupos.

A professora criou uma ferramenta para o trabalho ser desenvolvido remotamente com a apresentação de vídeos resgatando a história dos artefatos sugeridos e para cada um foi colocado um desafio. No caso do telefone de discagem, os alunos tinham que fazer comentários e preencher uma ficha de investigação.

 

O tema do trabalho foi Museu Tecnológico englobando quatro artefatos, o telefone de discagem, a máquina de escrever, a fita cassete e o walkman

 

Em relação à máquina de escrever o desafio foi criar uma propaganda digital utilizando como ferramenta o jamboard google.

Os alunos também pesquisaram sobre a história da fita cassete VHS e citaram qual o dispositivo a substituiu e quanto ao walkman, também pesquisaram sobre o artefato e construíram histórias em quadrinhos contando a sua história.

Segundo a professora Lenise, a atividade remota superou todas as expectativas. Além de desenvolverem um trabalho interdisciplinar englobando História, Português e uso de novas tecnologias, o que mais chamou a atenção das crianças e despertou o interesse na realização do trabalho foi a utilização de uma ferramenta digital que motivou a participação e proporcionou facilidade para o desenvolvimento da atividade.

 

O trabalho foi desenvolvido em quatro estações

 

O novo jeito de trabalhar, privilegiando os recursos tecnológicos que fazem parte do universo dos estudantes, atendeu uma proposta bem atual de proporcionar autonomia ao aluno, motivando-o a ser responsável pela busca do conhecimento e fazer isso colaborativamente.

© 1990 - 2019 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.