fbpx

sábado, 15 de janeiro de 2022

MAX. º MIM. º
TEMPO:

1º Fórum Regional de Acessibilidade e Inclusão será realizado em Ourinhos

Evento organizado pela Universidade Unopar de Ourinhos discutirá avanços e desafios na inclusão da pessoa com deficiência

 

Da assessoria de comunicação

 

Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2022, será realizado, no Teatro Municipal de Ourinhos, o 1º Fórum Regional de Acessibilidade e Inclusão, com a participação de representantes do Poder Público e da Iniciativa Privada, para discutir, debater e trocar experiências na área da acessibilidade.

Segundo o representante da Unopar de Ourinhos, o Arquiteto Gustavo Gomes, o evento tem o objetivo de procurar novos caminhos para que a inclusão seja mais efetiva, mais abrangente e mais natural. “Este tema tem sido muito falado, mas, de fato, a gente vê o quanto ainda é necessário brigar para que todos tenham seus direitos fundamentais respeitados”, reflete o arquiteto.

A marca do 1º Fórum foi desenvolvida a partir do símbolo internacional da pessoa com deficiência

 

O evento pretende ser o primeiro de muitos e, nesta edição, o objetivo é discutir a acessibilidade diante das barreiras físicas, que atingem as pessoas com deficiências.

A marca do 1º Fórum foi desenvolvida a partir do símbolo internacional da pessoa com deficiência. O arquiteto explica que a ideia foi criar uma ciranda, mostrando, pelas cores, que a inclusão é trazer a pessoa a participar. Esta marca teve como inspiração a frase de Vernã Myers, Vice-Presidente de Inclusão, da Netflix, que diz ‘acessibilidade é convidar para a festa, inclusão é tirar para dançar’. A Diretora do Polo Unopar Ourinhos e do colégio Super Ensino, Gláucia Turcato, ressalta que o Fórum é justamente para discutir o quanto as pessoas com deficiência estão realmente sendo “tiradas para dançar”. Segundo Gláucia, “as regras e leis de inclusão estão aí, mas a sociedade está, realmente, incluindo ou apenas cumprindo as leis?”.

A programação do 1º Fórum foi divida em três dias, com a abertura por conta de um painel onde o Poder Público e a Iniciativa Privada apresentarão suas vitórias e seus obstáculos nesta trajetória. O Prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay e o Secretário Municipal de Inclusão, Caio Lima estarão presentes, assim como o Presidente da Associação Comercial e Empresarial, Robson Martuchi.

Nos três dias haverá apresentações artísticas com a participação de pessoas com deficiência

 

No segundo dia, uma Mesa Redonda irá discutir os avanços dos direitos das pessoas com deficiência, com a participação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, das Entidades de Defesa das Pessoas com Deficiência e com a OAB.

No último dia, a Mesa Redonda irá debater a importância da Cultura, do Esporte e das políticas sociais para a autoestima da pessoa com deficiência e como isto auxilia na inclusão social.

Nos três dias haverá apresentações artísticas com a participação de pessoas com deficiência e o fechamento está previsto para ser um jogo de apresentação do Handebol de cadeirantes, da equipe da AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico de Ourinhos).

 

 

SERVIÇO:

DIA 13/01/2022-– ACESSIBILIDADE E AS BARREIRAS FÍSICAS

19 horas      Palestras: “Acessibilidade no Poder Público” e “Palestra: Inclusão na Iniciativa Privada”

DIA 13/01/2022-– ACESSIBILIDADE E AS BARREIRAS ATITUDINAIS

19 horas      Mesa Redonda: “Todo mundo é Responsável pela Inclusão”

DIA 14/01/2022-– ACESSIBILIDADE E AS BARREIRAS SOCIAIS

09 horas      Mesa Redonda: Autoestima: Cultura, Esporte e Trabalho

LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE OURINHOS

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×