domingo, 17 de janeiro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Ação que apurava denúncia de extorsão contra Pocay, seu pai e mais três pessoas é arquivada pelo TJ

O inquérito foi conduzido pela Procuradoria-Geral de Justiça, órgão máximo do Ministério Público paulista

 

Da redação

 

A denúncia do empresário Ricardo Simões de que o prefeito de Ourinhos Lucas Pocay (PSD), seu pai — o ex-deputado Claury Alves da Silva — e outros aliados políticos tentavam extorqui-lo para quitar seus débitos tributários no município enfim foi arquivada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Despacho do desembargador Guilherme de Souza Nucci acolhendo o arquivamento foi publicado no último dia 18.

O inquérito foi conduzido pela Procuradoria-Geral de Justiça, órgão máximo do Ministério Público paulista, uma vez que Pocay tem direito ao foro especial em função do cargo.

O empresário prestou depoimento à PF em maio. O documento estava sob sigilo e foi obtido pelo DEBATE, que publicou o caso. A polêmica movimentou a política ourinhense, e Pocay chegou a tachar a reportagem como “eleitoreira”.

Além do prefeito e de seu pai, também foram denunciados o advogado Pedro Vinha Júnior, ex-secretário de Assuntos Jurídicos de Ourinhos, e o secretário de Finanças Osvaldino Araújo.

As denúncias já haviam sido arquivadas pelo MP no mês de julho de 2020. Segundo o promotor de Justiça Dr. Otávio Ferreira Garcia, após juntada de documentos e as primeiras oitivas, em 20 de junho, o pedido foi efetivado devido à ausência de justa causa para a instauração de inquérito civil, ou seja, por falta de provas, para que o inquérito fosse instaurado. “É possível que os fatos tenham ocorrido exatamente da forma como foram contados na representação. Entretanto, a narrativa, como dito, a despeito das posteriores contradições, veio desacompanhada de intimo peso probatório, circunstância que não autoriza o Ministério Público agir.”

Na época, em resposta, Simões divulgou uma nota, onde disse que por motivos de saúde, não teria sido possível buscar as provas ou fazer indicação delas às autoridades competentes.

Relembre os fatos: https://negociao.com.br/noticias/cotidiano/denuncias-de-ricardo-simoes-sao-arquivadas-pelo-mp/

(Com informações Jornal Debate de Santa Cruz do Rio Pardo)

© 1990 - 2019 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.