quinta, 28 de março de 2024

ALESP realiza audiência pública do Orçamento Estadual de 2022 em Ourinhos

Vereadores de Ourinhos fizeram solicitações voltadas à área da saúde, cultura, infraestrutura e Enizal Vieria pediu pela volta de atendimentos pelo Iamspe na cidade

 

Marcília Estefani

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou na manhã da quinta-feira, 7/10, na Câmara Municipal de Ourinhos, Audiência Pública com o objetivo de ouvir as demandas da sociedade para aprimorar a Proposta de Lei Orçamentária Estadual para o ano de 2022.

 

Santiago De Lucas Angelo (DEM), Enio Tatoo (PT), Gilmaci Santos (Republicanos) que presidiu a audiência e Mauro Bragato (PSDB)

 

A audiência contou com a presença dos Deputados Enio Tatoo (PT) e Mauro Bragato (PSDB), presidente da Câmara de Ourinhos Vereador Santiago De Lucas Angelo (DEM) e demais pares de Ourinhos e região, além de convidados e autoridades civis e militares.

O Deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da CFOP presidiu a audiência. Os principais pedidos dos cidadãos foram investimentos em saúde pública, sobretudo para a necessidade de realização de cirurgias eletivas, realização de exames e o pós-pandemia.

O vereador Éder Júlio Mota destacou o papel do Estado na garantia da saúde à população e pediu para que os parlamentares busquem maneiras de incluir no orçamento repasses destinados a cirurgias eletivas.

 

Eder Mota pediu a inclusão no orçamento de repasses destinados a cirurgias eletivas

“Meu pedido é pra que vossas excelências intercedam junto ao governo do Estado em investimentos no que diz respeito às cirurgias eletivas, que ficaram paradas pela pandemia. Temos centenas de pessoas aguardando cirurgias e sabemos que é competência do Estado”, afirmou.

Santiago de Lucas Angelo, vereador e presidente da Câmara Municipal de Ourinhos, também fez solicitações aos deputados estaduais para atenção orçamentária à saúde no pós-pandemia, citando também a questão das cirurgias eletivas. “Nós temos mais de mil cirurgias eletivas a serem feitas e precisamos agilizar essa questão”, disse. Santiago também solicitou o encaminhamento de verbas para auxiliar na construção de uma creche.

 

Vereador e presidente da Câmara, Santiago também focou a área da saúde principalmente no pós-pandemia

Raquel Borges Spada endossou as ponderações feitas na audiência referente aos pedidos voltados à saúde, incluindo a demanda reprimida enorme de pedidos de exames. Não podemos permitir que nossos munícipes continuem morrendo, saúde tem que ser prioridade”, declarou a vereadora que também fez pedidos voltados a revitalização de estradas.

 

Além de endossar os pedidos pela área da saúde, Raquel Spada pediu por revitalização de estradas

 

A vereadora Roberta Stopa enalteceu a realização das audiências públicas do Orçamento, promovidas pela Alesp e fez solicitações voltadas a cultura.

“A possibilidade de debater o orçamento é fundamental, garantir a participação popular nos possibilita ouvir todas as demandas da população. Ourinhos precisa de um olhar para a cultura, temos um histórico muito bonito com festivais, mas isso diminuiu muito ao longo dos anos, é preciso olhar para a cultura também voltada a preservação dos prédios históricos”, declarou.

 

“A possibilidade de debater o orçamento é fundamental, garantir a participação popular nos possibilita ouvir todas as demandas da população”, disse Roberta Stopa

De acordo com a vereadora, é necessário também a realização de aportes para a área de assistência social da região e meio ambiente. “Ourinhos tem quatro Centros de Referência da Assistência Social (Cras) porém, precisamos de mais um, eles são em sua maioria alugados e é necessário prédio próprio. O meio ambiente também é uma preocupação. Temos um problema de crise hídrica e é importante que o Estado financie a recuperação de nascentes [de rios]”.

Anísio Aparecido Felicetti, vereador na cidade de Ourinhos trouxe pedidos voltados à questão de infraestrutura viária, pedindo por investimentos nas estradas da região. “Solicito o empenho de vossas excelências para o Projeto Melhor Caminho, nosso povo sofre nos períodos chuvosos, as estradas ficam sem condições de tráfego”, afirmou.

 

Anísio apresentou pedidos voltados à questão de infraestrutura viária

 

O Oficial de Justiça aposentado, Enizal Vieira, representando a Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, Comissão do Iamspe e Servidores Públicos da região, destacou temas esquecidos dos orçamentos, como a necessidade de um hospital público estadual para atender a toda a população. Solicitou apoio aos Deputados para a volta dos atendimentos médicos na Santa Casa de Ourinhos pelo Iamspe.

 

Enizal solicitou apoio para a volta dos atendimentos médicos na Santa Casa de Ourinhos pelo Iamspe, construção de hospital e se posicionou contra a PLC 26/2021

 

Na oportunidade elogiou o Prefeito de Ourinhos Lucas Pocay por ter instalado o Hospital de campanha aos infectados por Covid-19 e finalizou dizendo que “todos servidores são contra o PLC 26/2021 do Poder Executivo, que se aprovado retira os direitos dos servidores públicos da ativa, prejudicando mais os aposentados do serviço público, que não terão mais a bonificação por resultados por produtividades.

Durante o encontro, também foram feitas solicitações voltadas à saúde e fomento do ingresso de mulheres no mercado de trabalho, proteção animal, remuneração de mediadores e conciliadores de justiça.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.