sexta, 19 de abril de 2024

Alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas hoje, 03/02

Da redação

A partir do dia três de fevereiro, terça-feira, cerca de 10.200 alunos, de 0 a 14 anos e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de ensino retornarão as aulas. De acordo com a secretária municipal de educação Maria Tereza Paschoal de Moraes, a expectativa para o retorno das aulas é grande. “Nossa expectativa para esse novo ano letivo é muito boa e temos muitas novidades no requisito reforma, pois estamos na fase final da reforma do NEI Curupira, na EMEF Jandira Lacerda Zanoni, ambas no Jd. Itamaraty e em seguida partiremos para outras escolas, inclusive com uma intervenção da EMEF Racanello, entre outros reparos, como a cobertura de quadras poliesportivas em algumas escolas. No que diz respeito à entrega de uniformes escolares, já estamos no período de processo licitatório para a aquisição e provavelmente até o final de fevereiro os uniformes já estarão sendo entregues”.

Como as prioridades do governo ourinhense no âmbito da educação é a ampliação do número de vagas nas creches, a expectativa é que com a inauguração da nova Creche Escola, no CDHU grande parte da demanda seja atendida.  “Provavelmente até o início do segundo semestre a Creche Escola será inaugurada e estará atendendo cerca de 200 crianças de 0 a 5 anos. Com certeza, com essa nova escola os problemas relacionados a vagas em creches serão amenizados, uma vez que, a procura é grande”, disse a secretária.

Durante o ano todo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação pretende dar continuidade aos projetos realizados nos anos anteriores, como por exemplo, a permanência das escolas em tempo integral, que tem sido elogiada pelos alunos, pais e professores. “Sem dúvidas daremos continuidade a esse projeto que atualmente contempla cinco escolas, sendo elas: EMEF Pedagogo Paulo Freire, EMEF Nilce de Freitas, EMEF Profº Dias Negrão, EMEF Jandira Lacerda Zanoni e EMEF Drº. Salem Abujamra. A expectativa é de que até no segundo semestre surjam novidades relacionadas a escolas em tempo integral, pois sabemos da importância de proporcionar aos alunos momentos de aprendizado, bem como diversão durante o período escolar e é exatamente isso que as escolas em tempo integral proporcionam. Até mesmo os pais e professores comentam a mudança de comportamento dos filhos que participam de projetos e aulas diferenciadas nessas escolas”, relatou Maria Tereza.

Com relação ao grande desafio a ser enfrentado na área da educação durante o ano de 2015, a secretária afirma a necessidade de abertura de novas vagas para creches e as avaliações externas que serão realizadas. “Atualmente nossa prioridade gira em torno do aumento de número de vagas nas creches, pois sabemos das dificuldades que muitas mães enfrentam e estamos lutando para reverter essa situação. Como disse anteriormente, a nova creche do CDHU contribuirá para a redução dessa demanda. Outro enfrentamento neste ano serão as avaliações externas, como Prova Brasil, SARESP, entre outros desafios, portanto vamos batalhar para obter bons resultados e continuar oferecendo uma educação de qualidade a todos os nossos alunos da rede municipal de ensino”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.