sexta, 29 de março de 2024

As consequências sociais do Alcoolismo

Da redação

O alcoolismo, como as demais doenças, não aparece por acaso. Atinge indistintamente pessoas de qualquer classe ou condição social: homens e mulheres, ricos e pobres, jovens e velhos, letrados e analfabetos.

Ao contrário do chamado “bebedor social”, o alcoólico sente uma compulsão irresistível pela bebida. Depois da primeira dose, já não consegue parar. Para ele não há meio-termo. Ou abstém-se completamente da bebida ou bebe até se embriagar. 

O que leva uma pessoa a tornar-se dependente da bebida? Inúmeras causas podem ser apontadas, variando de pessoa para pessoa.Causas biológicas (hereditariedade), sociais (influência do meio), psicológicas e emocionais. O álcool é usado como fuga da realidade e o conseqüentenão enfrentamento dos problemas cotidianos. 

Bebe-se para escapar das tensões, frustrações e ansiedades. Pesquisadores verificam que certos indivíduos desenvolvem defesas psicológicas para enfrentar as tensões do dia-a-dia. Mas a resistência do alcoólico é tão pequena que ele recorre à bebida em busca de alívio. O alcoólico acredita que só pode tornar a vida suportável se beber.

Alcoolismo não é a mesma coisa que embriaguez. Muitas pessoas se embriagam não sendo alcoólicas. Alguns bebem para serem “sociais”, para vencer a timidez, por experiência ou porque gostam do sabor de determinada bebida. O alcoólico, entretanto, bebe porque tem de beber. O gosto da bebida pode ser desagradável mas a necessidade de beber é tão forte que ele não a consegue controlar.

O álcool não é estimulante. É depressivo. Age sobre os centros de controle do cérebro, deprimindo-o. Isso leva o bebedor a apresentar tipos de comportamento e atitudes usualmente reprimidos e considerados anti-sociais, seja em relação à família, ao trabalho e a qualquer grupo mais amplo de que participe.

O alcoolismo prejudica a saúde do bebedor, a prosperidade e felicidade da sua família e das pessoas do seu relacionamento. Não escolhe faixa etária. Um dos grupos intitulados “Alcoólicos Anônimos” de Ourinhos conta que já recebeu crianças de 10 anos para fazer o programa de recuperação, pobres pequenos que começaram a beber por imitação dos adultos, às vezes copiando o modelo paterno ou materno.

Milhares de pessoas morrem ou ficam mutilados em consequência de acidentes causados por ébrios, crimes são cometidos sob efeito da bebida, a família é desestruturada com profundo sofrimento para o cônjuge e os filhos. O uso imoderado da bebida durante a gravidez pode determinar o nascimento de filhos com defeitos físicos ou lesões cerebrais.

Corrói as amizades. Apesar de alguns alcoólicos parecerem amigos de todo mundo, em realidade o hábito de beber não ajuda a encontrar nem a conservar bons amigos. 

Lamentavelmente, muitos pensam que devem consumir bebidas alcoólicas para serem aceitos pelos demais. O álcool não é um fortificante dos nossos afetos. Alguns sustentam haver vantagens ocultas no hábito de beber. Só que estas vantagens devem estar tão escondidas que é impossível encontrá-las.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.