fbpx

segunda, 20 de setembro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Assistência Social acolhe moradores em situação de rua neste inverno

Operação Baixas Temperaturas visa realizar abordagem e acolhimento às pessoas mais vulneráveis

 

Marcília Estefani

 

Com a chegada do inverno e a incidência das frentes frias que têm derrubado as temperaturas, a Secretaria de Assistência Social de Ourinhos, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, está intensificando as ações para abordagem e acolhimento de moradores em situação de rua devido ao frio.

 

Viviane Barros, Secretária de Assistência Social e Luana Alves, primeira dama e presidente do Fundo Social de solidariedade

 

Foi desencadeada na cidade, a “Operação Baixas Temperaturas”, através da qual uma equipe noturna é mobilizada para visitar pontos onde essas pessoas mais vulneráveis costumam ficar, além de um telefone 24 horas para que a população colabore nesta ação.

 

Equipe de assistência social durante abordagem

 

Segundo a Secretária de Assistência Social do Município, Viviane Barros, foi ampliado o número de vagas do serviço de acolhimento que também funciona no Centro Pop para receber os acolhidos, apesar de alguns ainda se mostrarem resistentes.

“Para aqueles que se recusam ao acolhimento, são entregues os kits com toucas, cobertores e lanche, mas a abordagem é feita com o objetivo de levá-los ao acolhimento sempre”, informa Viviane.

 

Alguns ainda se mostram resistentes ao acolhimento mas recebem kits com cobertor, touca, lanche

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Luana Alves ressalta que foram disponibilizadas mais 30 vagas para acolhimento que podem ser preenchidas por pessoas que vão até o Centro Pop, ou que são encaminhadas pelo serviço de acolhimento.

Caso os munícipes encontrem uma pessoa em situação de rua entre em contato pelo número (14) 99605-6840 passando a localização, para que as equipes possam ir até o local e oferecer ajuda.

 

CAMPANHA DO AGASALHO CONTINUA

Luana conta que desde maio ações têm sido realizadas em prol ao enfrentamento deste período de frio, e que elas serão realizadas até a primeira quinzena de agosto, quando as temperaturas são mais baixas.

“O Fundo Social de Solidariedade também está intensificando a campanha do agasalho para arrecadar itens de inverno para as entidades assistenciais do município. As doações podem ser feitas nos pontos de arrecadação ou através de PIX”, explica a primeira dama.

 

 

CENTRO POP

O Centro Pop de Ourinhos se destaca no atendimento a pessoa em situação de rua. Durante o dia a unidade oferece amplo atendimento para a população de rua, desde refeições diárias até os cuidados de higiene, auxílio para a retirada de segunda via dos documentos, palestras educacionais e oficinas ocupacionais para inserção dos participantes no mercado de trabalho.

Anexo aos serviços do Centro POP, o NAIA (Núcleo de Atendimento a Infância, Adolescentes e Adultos), oferece abrigo noturno e um serviço móvel de abordagem social, convidando pessoas que se encontram em situação de rua, para passarem por atendimento na unidade.

 

Número de vagas do serviço de acolhimento foi aumentado neste inverno

Graças às ações da Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos, estes moradores em situação de rua têm a oportunidade e grande incentivo para o retorno a vida social, podendo inclusive participar de cursos gratuitos e projetos de geração de renda.

O Centro Pop em Ourinhos está localizado na Rua Celestino Lopes Bahia, nº 2041 – Vila São Luiz.

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×