sexta, 19 de abril de 2024

Carreata marca luta pela inclusão social da pessoa com deficiência

A APAE contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, FEAPAES-SP, a AADF, o COMDEF, a ASO, Secretaria de Inclusão, a Secretaria da Educação, a Prefeitura Municipal de Ourinhos, Representantes da Câmara Municipal e muitos outros envolvidos

 

Marcília Estefani

 

Aconteceu na quarta-feira, 1º de setembro, em Ourinhos, a tradicional carreata de abertura da campanha ‘Setembro Verde’, que além de celebrar o ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’, comemorado em 21 de setembro, cria um clima especial para a reflexão e a busca de novos caminhos que acabem com a exclusão social e o preconceito aos quais as pessoas com deficiência estão sujeitas.

 

A FEAPAES em parceria com as APAEs, lançou a campanha em 2015

 

Tendo como política a realização de ações de assessoramento, defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência, a FEAPAES-SP (Federação Estadual das Apaes do Estado de São Paulo) em parceria com as APAEs, lançou a campanha em 2015, que passou a fazer parte do calendário oficial do município, em 28 de setembro de 2017, através do Projeto de Lei nº 6369, de autoria do vereador Alexandre Araújo Dauage, ‘Alexandre Zóio’.

“Art. 1º: Fica criado no Calendário Oficial do Município o “Mês Setembro Verde” com a finalidade de conscientizar a população ourinhense sobre a relevância da inclusão social da pessoa com deficiência, bem como de estimular ações e práticas inclusivas”.

 

A CARREATA EM OURINHOS – A APAE contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, FEAPAES-SP, a AADF, o COMDEF (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), a ASO (Associação Amigos dos Surdos Ourinhos e Região), Secretaria de Inclusão, a Secretaria da Educação, a Prefeitura Municipal de Ourinhos, Representantes da Câmara Municipal e muitos outros envolvidos.

 

A Campanha Setembro Verde passou a fazer parte do calendário oficial do município em  2017

 

A concentração aconteceu na sede da Apae Ourinhos, de onde os participantes saíram por volta das 10h00 da manhã, percorrendo as principais ruas da cidade.

 

SECRETARIA DE INCLUSÃO – Em uma de suas primeiras ações, a Secretaria de Inclusão se uniu à APAE, promovendo a 1ª Carreata da Inclusão. O intuito da iniciativa é fazer com que o mês do setembro se torne referência para a causa. O Secretário de Inclusão Caio Lima, ressaltou que a carreata é apenas uma das primeiras ações da pasta “A inclusão social deve ser uma luta de todos, não só da pessoa com deficiência e da família, mas de toda a sociedade. A Secretaria veio para assegurar os direitos da pessoa com deficiência e que ela não pode ser esquecida ou ignorada”.

 

Por que o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro?

A comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi oficializada em 2005 pela lei Nº 11.133, mas já era celebrada desde 1982 por iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência — grupo que se reunia desde 1979 para reivindicar direitos e melhorias para a vida das pessoas com deficiência.

Não é por acaso que a data coincide com o início da primavera, representando o nascimento e a renovação do movimento das pessoas com deficiência. Afinal, esta é uma luta que nunca acaba.

O Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com o último Censo do IBGE (2010). E, felizmente, graças à mobilização de ativistas com ou sem deficiência, vemos que houve conquistas significativas nas políticas e, sobretudo, nas leis que beneficiam esse segmento da população.

 

PreviousNext

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.