fbpx

terça, 19 de outubro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Colégio Santo Antônio realiza Mostra de Artes de Educação Infantil

A Mostra encantou as crianças e os pais, pela diversidade e riqueza das atividades desenvolvidas

 

Rose Pimentel Mader

 

A Mostra de Artes de Educação Infantil do Colégio Santo Antônio que teve início no dia 23 de agosto é resultado de um trabalho desenvolvido durante o primeiro semestre em todas as turmas deste segmento do Grupo 1 (Berçário) até o Grupo 5 (crianças de 5 anos). As atividades trabalhadas refletiram as vivências que as crianças tiveram nos trabalhos do semestre, o contato no semestre, e o contato com diversas obras e autores da nossa literatura.

Instalada na entrada do prédio do Kids e corredores, a equipe gestora organizou um cronograma seguindo os protocolos de segurança para que os pais pudessem apreciar os trabalhos realizados pelas crianças de forma presencial.

 

A arte transformou o espaço escolar

 

A Mostra encantou as crianças e os pais, pela diversidade e riqueza das atividades desenvolvidas, possibilitando a expressão, experimentação, a capacidade de pensar, imaginar, transformar e criar por meio do lúdico, além de conhecerem sobre a vida e obra do artista.

 

Alunos de todas as turmas da Educação Infantil participam da Mostra

 

Os trabalhos evidenciaram o resgate das brincadeiras de infância por meio de releitura das obras de Cândido Portinari como: Os meninos soltando Pipas, Meninos brincando, Meninos no balanço, Meninos na gangorra; Trouxe o resgate do  renascentismo por meio das obras do Italiano Michelângelo em que as crianças experienciaram a culinária Italiana (PIZZA), realizaram o autorretrato do artista; releitura de suas obras: Pieta, Capela Sistina e a criação de adão; O expressionismo do artista Jackson Pollock; A arte expressiva e ao mesmo tempo sensível e delicada da figura humana do artista Diego Mendonça, em que resgatamos suas obras as crianças precisam de infância, as crianças precisam de amor; Meninos no carrossel, despertando nas crianças diversos sentimentos, valores e respeito pelo diferente e outras culturas, assim como na obra de Renee Abigail, que trabalha como artista, usando principalmente tecidos africanos e reciclados para criar uma peça de arte que as pessoas possam desfrutar e aprender um pouco sobre a cultura guiana,
criando bonecas que  representam negros.

 

Mostra encantou as crianças e os pais

 

Para Renee, inclusão de bonecas negras na infância ajuda a combater o preconceito, promover a educação inclusiva, valorizar a autoestima da criança negra e fortalecer a identidade étnico-racial. Assim as crianças junto com a família, confeccionaram as bonecas africanas em um cantinho muito especial do Colégio, resgatando esta cultura tão importante.

 

Os alunos tiveram contato com diversas obras e autores da literatura

 

Segundo a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil professora Cassiany Amaral Navas Leite, “a arte vai além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções. Quando as crianças são desafiadas a compartilharem suas percepções e sensações ao observar uma obra de arte, é possível desenvolver o pensamento crítico e fomentar a reflexão nas crianças, a capacidade de questionar, compreender, criticar e respeitar as diferentes visões de um mesmo ponto, além de valorizar as próprias produções das crianças, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima positiva de si mesma. Como diz o grande artista Diego Mendonça: “A arte precisa falar por si só. O quadro não precisa de explicação. A missão de um quadro é levar o espectador a refletir sobre a vida, sobre quem somos, o que fazemos, das nossas alegrias e nossas lembranças. Sem a arte, a vida fica sem cor!”

 

Veja mais imagens:

 

PreviousNext

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×