fbpx

terça, 19 de outubro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Colégio Santo Antônio finaliza Projeto Interdisciplinar

O projeto propôs uma reflexão sobre a nossa identidade cultural foi desenvolvido em duas etapas

 

Rose Pimentel Mader

 

O Colégio Santo Antônio desenvolve, ao longo do ano letivo, diversos projetos culturais que visam contribuir para a construção de conhecimentos dos alunos, despertando e incentivando o espírito crítico e a reflexão sobre seu universo social. Um dos principais projetos realizados recentemente, direcionado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibulares, foi baseado na “Carta de Pero Vaz de Caminha’.

 

Proposta foi incentivar a reflexão dos alunos sobre nossa identidade cultural

 

O projeto interdisciplinar pioneiro, apresentado pela plataforma Zoom e idealizado pelos professores Angela Sêncio (Arte), Arthur Galdino (Sociologia), Carlos Paiva (História), Henriqueta Cury (Literatura), Meirielli Escobar (Redação), Natal Varella (Geografia), Rogério Hirga (Biologia) e Victor Caetano (Física), além de contar com o apoio e participação do coordenador pedagógico do Ensino Médio, professor Marcelo Khnayfes, foi desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa aconteceu no dia 19 de março e a segunda foi realizada no dia 16 de abril.

 

O coordenador do EM e professores durante apresentação do projeto

 

A escolha da “Carta de Pero Vaz de Caminha”, uma indicação de leitura obrigatória da UNICAMP, não se ateve apenas ao objetivo de preparar os alunos para as provas do vestibular.

Por representar um importante documento histórico do século XVI e o primeiro texto que introduz o Brasil na história universal e na literatura, a proposta do projeto do CSA foi oferecer aos alunos a oportunidade de interpretar a Carta sob os mais diversos aspectos, a partir da interdisciplinaridade. Desta forma, cada professor trabalhou a obra histórica e literária sob a ótica de sua disciplina, estabelecendo para os alunos as mais variadas conexões com a realidade.

 

Cada professor trabalhou a obra literária sob a ótica de sua disciplina

 

Na primeira etapa o projeto versou sobre o tema Terra à Vista com o título “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”, de Jorge Lima.

 

Foram apresentados os ciclos econômicos

 

O segundo encontro com os alunos aconteceu no dia 16 de abril e teve como tema “Navegar é preciso, viver não é preciso”, de Fernando Pessoa.

 

Projeto promoveu uma viagem ao passado

 

A finalização do Projeto destacou todas as etapas do processo de colonização do Brasil, pontuando fatos e fatores relevantes que influenciaram na construção da nossa identidade cultural. Propôs aos alunos a reflexão sobre quem somos nós brasileiros. Essa viagem ao passado e às nossas origens foi ilustrada com a interpretação de grandes autores que, através de suas obras, registraram feitos e fatos históricos sobre o nosso país.

 

A finalização do projeto destacou as etapas do processo de colonização

 

Nesta segunda etapa, os professores apresentaram a trajetória e realidade do índio e do negro desde a época da colonização até os dias atuais, os ciclos econômicos, com destaque para a exploração de cana de açúcar, a exploração dos recursos naturais, os impactos ambientais e o processo de gestação étnica brasileira.

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×