fbpx

segunda, 17 de janeiro de 2022

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Começa a Campanha “Todos contra a Dengue”

Da redação

A Prefeitura de Ourinhos, por meio das Secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Obras, Saúde, Vigilância Epidemiológica e SAE deu início nesta segunda-feira à ação denominada “Todos contra a Dengue”, que visa eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti e conscientizar a população sobre a importância de manter os quintais, casas e terrenos sempre limpos.

Apesar de o Governo do Estado determinar que os trabalhos de divulgação, bem como ações das Prefeituras sobre o combate a dengue iniciem em março, a Prefeita Belkis Fernandes decidiu dar início desde já a este trabalho de conscientização e orientação aos munícipes. 

“Não podemos esperar que a doença espalhe-se por toda a cidade, pois a dengue é coisa séria, sem contar que agora o mosquito também pode transmitir a febre Chikungunya, um motivo a mais para nos preocuparmos. Já tivemos 11 casos confirmados no município somente nestes dias de janeiro, por isso decidimos realizar esse mutirão de limpeza nos bairros com maior incidência da doença”, disse Belkis.  

Durante a semana serão realizados mutirões de limpeza de áreas verdes, retirada de materiais que possam servir de foco para a proliferação do mosquito, ações de bloqueio e nebulização nos seguintes bairros: Jd. Josefina, Jd. Columbia, Vl. Brasil, CDHU, Anchieta, Helena Brás Vendramini, Jd. Califórnia, Flamboyant, Jd. Europa, Jd. Eldorado, Vl. Kennedy, Jd. América, Jd. Ouro Fino, Vl. Sândano, Pq. Minas Gerais II sessão, Vl. Boa Esperança II sessão, Jd. São Carlos, Jd. Vale Verde, Jd. São Jorge e todos os bairros adjacentes.

Segundo o secretário de Saúde André Mello, a escolha desses bairros se deu em decorrência do número de casos e focos do mosquito. “Nós optamos por dar início à ação nestes bairros, devido à incidência de casos de dengue e o acúmulo de criadouros do mosquito Aedes nos locais já citados. Esta ação é somente o primeiro passo a ser dado, pois temos muito trabalho pela frente e a colaboração da população é indispensável nessa empreitada”.

Apesar de ter fechado o ano com menos de 200 casos de dengue e ter apresentado 11 casos neste mês, enquanto Marília já apresenta 600 casos da doença em menos de 30 dias, a Prefeitura pede para que a população não deixe de fazer a sua parte e volte a cuidar das suas residências por pelo menos 10 minutos por semana.

“Enquanto nossa equipe faz a parte dela, pedimos para que as pessoas não deixem de olhar seus quintais e terrenos toda a semana, pois neste período de calor e chuvas o mosquito pode se proliferar muito mais rápido e nós não queremos passar por uma situação parecida com a de Marília e outras cidades da região. Vamos unir nossas forças enquanto há tempo”, finalizou Belkis.

Para o chefe do núcleo de controle de vetores Valdir Graciano, as pessoas precisam se conscientizar do perigo que correm. “Não é pelo fato de não termos enfrentado uma epidemia no ano anterior que vamos deixar que isso ocorra neste ano. Nossa equipe já presenciou diversas casas com até 10 focos do mosquito Aedes, sem contar os Ferros Velhos que também contribuem com a proliferação, pelo fato de não ser um ambiente coberto. Se cada um fizer a sua parte será possível combater a dengue durante o ano todo”.

De acordo com a moradora do bairro Jd. Josefina Maria Aparecida de Oliveira, a ação é mais uma maneira de alertar os outros moradores sobre os perigos da dengue. “Eu estou gostando muito desta ação, pois nós sabemos que não são todas as pessoas que fazem a sua parte, e com esse apoio da Prefeitura é possível ter uma ação mais eficaz para eliminarmos esse mosquito e ter uma ideia da gravidade do problema”.

Somente neste primeiro dia de ação, mais de 50 caminhões de entulhos, galhadas e materiais inservíveis foram recolhidos. Amanhã, as ações continuam sendo realizadas no Jd. Josefina, Jd. Columbia e Vl. Brasil. 

Secretaria de Obras também participa – Com a ação “Todos Contra a Dengue” que está realizada pela Prefeitura, algumas Secretarias também deslocaram seus servidores para colaborar com ação, dentre elas a Secretaria de Obras intensificando seus trabalhos no bairro Jd. Josefina.

Desde o período da manhã, a equipe de asfalto está realizando a limpeza de terrenos, bocas de lobo, guias e sarjetas nas proximidades do Jd. Josefina. 

Já a equipe de pedreiros e galerias está com os trabalhos concentrados na Rua Ângelo Sedassari na Vl. Boa Esperança, Vl. Sândano, Jd. América e imediações, realizando a limpeza de bocas de lobo, guias e sarjetas.

“Enquanto uma de nossas equipes colabora com a ação ‘Todos contra a Dengue’, as outras continuam realizando os trabalhos rotineiros e melhorando as condições de alguns bairros. É preciso trabalhar em equipe para que tenhamos um bom resultado, principalmente no que diz respeito às limpezas que estão sendo realizadas para combater o mosquito da dengue”, disse o secretário de Obras José Roberto Barros de Carvalho “Betão”.

 

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×