sexta, 19 de abril de 2024

Crianças e adultos até 49 anos precisam se vacinar contra o sarampo

As Unidades Básicas de Saúde ampliaram o horário para vacinação gratuita

 

Da redação

 

O prazo da Campanha de Vacinação contra o Sarampo foi ampliado até o dia 31 de outubro. As autoridades de saúde estão preocupadas com a baixa adesão da população à Campanha. Em Ourinhos, desde o início da força-tarefa em 15 de agosto apenas 337 doses foram dadas a adultos de 30 a 49 anos. Entre o público de 6 meses a 29 anos de idade, 92 doses foram distribuídas.

As Unidades Básicas de Saúde ampliaram o horário para vacinação gratuita. As UBS do Parque Minas Gerais, Vila Brasil, Vila Margarida, Vila Odilon e Itamaraty distribuem a vacina, de segunda a sexta-feira até as 18h. Já as unidades do CAIC, São Luiz, Cohab e do Centro de Saúde I (Postão Central) farão a imunização até as 19h.

Devido ao registro de surto recente da doença em todas as regiões do Brasil, todas as pessoas de 6 meses a 49 anos precisam estar com a vacinação em dia. O sarampo é altamente contagioso e pode matar. Em 2019, o sarampo levou 14 pessoas a óbito no Estado de São Paulo. Neste ano, até agosto já foram registrados 772 casos e 1 óbito.

QUEM DEVE SE VACINAR?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses.
De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.