fbpx

terça, 19 de outubro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Empregabilidade e Atualização Profissional nos dias atuais

O profissional que não se atualiza tende a ficar fora do mercado

 

Da assessoria

 

Antigamente, era comum dizer que as pessoas faziam uma faculdade “para garantir um emprego”. Atualmente, ter uma graduação e até uma pós-graduação é uma condição obrigatória para se manter no mercado de trabalho.

Infelizmente, no Brasil, as faculdades públicas sempre foram, e continuam sendo, inatingíveis para a grande maioria dos brasileiros. O que deveria ser uma educação democrática, por mais absurdo que seja, é um “luxo” para poucos. No Brasil, a educação universitária só se tornou mais acessível nas últimas décadas, graças às tecnologias, que permitiram que as escolas fossem até os alunos. E, principalmente, que os custos de um curso universitário estivessem dentro dos orçamentos da maioria da população.

 

Tecnologia dos cursos on line permitem que colaboradores busquem por mais conhecimento

 

Os cursos on line vieram para permitir que todos possam chegar a uma formação educacional completa, muitas vezes pagando uma mensalidade menor do que o próprio valor que se gastaria em transporte.

Com esta acessibilidade, as empresas puderam exigir de seus colaboradores um maior nível de conhecimento. As empresas, no século XX, contratavam aprendizes e passavam meses, ou até anos, preparando o trabalhador para uma função de responsabilidade. Hoje, com a velocidade da informação e com a rapidez no desenvolvimento tecnológico, o melhor colaborador não é mais aquele que tem uma grande habilidade para uma mesma tarefa. O funcionário mais cobiçado é justamente aquele que tem maior capacidade de adaptação às mudanças que o mercado exige.

Para ser este profissional, o colaborador precisa entender que o tempo de “fazer um curso e viver o resto da vida profissional naquela ocupação”, acabou. Hoje, quem não está o tempo todo estudando e se aperfeiçoando, em pouco tempo estará obsoleto e dispensável.

 

Estudar e se aperfeiçoar é requisito indispensável para um profissional se sobressair no mercado de trabalho

 

A empregabilidade depende, portanto, de estratégia de evolução, com uma sequência de cursos que levem o profissional a estar sempre atualizado e preparado para as mudanças. Neste percurso, muitas vezes, os cursos “tradicionais”, as carreiras “clássicas”, não são necessariamente as mais procuradas. Um profissional com conhecimentos variados e complementares pode ser altamente procurado pelas empresas. Combinando cursos específicos, é possível estar sempre atualizado e com capacidades de trabalho muito maiores.

O Polo de Ourinhos da Unopar, uma das universidades mais experientes em ensino à distância, apresenta opções de cursos de nível superior tecnólogo cada vez mais abrangentes e atualizadas, com duração de 3 a 5 semestres, que com certeza podem qualificar os trabalhadores de todos os ramos de empresas. E com valores de mensalidades muito inferiores ao retorno que o profissional terá no mercado de trabalho.

Pergunte ao gestor de RH, se sua empresa já realizou convênio com a Unopar. Com convênio, você recebe 20% de bolsa para todos os cursos de graduação. Muitas empresas já oferecem esse convênio aos colaboradores, assim como todos os órgãos públicos.

 

 

Aproveite a oportunidade. As inscrições para o segundo semestre de 2021 ainda estão abertas. Quem sai na frente, chega antes. Unopar – Polo Ourinhos: (14) 99904-3440 ou unopar.com.br.

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×