fbpx

quinta, 09 de dezembro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Hoje é dia do padroeiro de Ourinhos: Senhor Bom Jesus, rogai por nós!

A data é considerada feriado municipal, mas boa parte do comércio estará trabalhando, o que não impede que sejam realizadas as comemorações de acordo com o costume da comunidade católica

 

Marcília Estefani

 

Nesta sexta-feira, 6 de agosto, Ourinhos comemora o dia de seu padroeiro, Senhor Bom Jesus. Segundo o costume católico, padroeiro é um santo a quem é dedicada uma localidade, um povo, a qual ele deve proteger, amparar e defender.

Esta história se iniciou quando Ourinhos ainda era uma comunidade e pertencia à Paróquia de Salto Grande. Com o desmembramento, em 1919, a cidade recebeu uma capela da comunidade do Senhor Bom Jesus, inicialmente construída no centro da cidade ao lado da Pernambucanas. Ao ser reconhecida como paróquia, recebeu o nome de Matriz do Senhor Bom Jesus.

 

 

A devoção ao Senhor Bom Jesus, veio de Portugal, a partir do século XVII, quando começaram a se formar os primeiros lugarejos no Brasil, atingindo também outros países que foram colonizados por portugueses.

Diz respeito à agonia, flagelação, crucificação e sepultamento daquele que é considerado pelos católicos o “filho de Deus”. O nome faz referência à bondade revelada em Jesus, o “Senhor Bom Jesus”, que passou por diversos sofrimentos e obstáculos na vida sem reclamar de nada, fazendo tudo por amor a cada um de nós. “Seu sofrimento foi exatamente para pagar os nossos pecados, nos reconciliando com Deus, o nosso Pai”, explica o diácono Rafael Saqueti, da Catedral de Ourinhos.

 

Diácono Rafael Saqueti, da Catedral de Ourinhos

 

DIFERENTES IMAGENS – Na nossa Diocese temos três Paróquias que recebem o nome do Senhor Bom Jesus: Ourinhos, Óleo e Ipaussu. Cada igreja possui uma imagem diferente de Jesus com significados diversos. Em Ourinhos, pela devoção ao santo ter origem por causa da cultura dos Portugueses, a imagem tem um pilar que representa a madeira onde os escravos eram açoitados na época da escravidão. Já em outros lugares, a imagem pode ser de Jesus com a coroa de espinhos e as mãos acorrentadas.

COMEMORAÇÃO – A data é considerada feriado municipal, mas boa parte do comércio estará trabalhando, o que não impede que sejam realizadas as comemorações de acordo com o costume da comunidade católica ourinhense.

9h00 – Santa Missa na Catedral do Senhor Bom Jesus com Padre Gilberto Moretto.

Das 10h00 às 18h00 – Adoração ao Santíssimo.

18h30 – Procissão em volta da praça da Catedral. Logo após será realizada a Santa Missa com o Bispo Dom Eduardo Vieira.

Todos os presentes são convidados a levarem um vaso de flor para oferecer ao santo padroeiro.

 

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×