sexta, 29 de março de 2024

Instituto Neurovida em Ourinhos traz atendimento voltado às crianças

A nova clínica oferecerá um atendimento multidisciplinar inédito e inovador às crianças com necessidades especiais

 

Marcília Estefani

 

 Ourinhos e região ganhou um importante empreendimento na área da saúde: o Instituto Neurovida – uma clínica especializada em Reeducação e Reabilitação Neurofuncional Intensiva. A nova clínica oferecerá um atendimento multidisciplinar inédito e inovador às crianças com necessidades especiais.

O Instituto Neurovida, que contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais de alto nível, resultou de um amplo trabalho de pesquisa e estudos do fisioterapeuta Júlio Alberto Fernandes.

 

O Instituto Neurovida conta com amplos ambientes terapêuticos distribuídos em mais de 300 metros de área construída

 

Estimativas epidemiológicas apontam que em países em desenvolvimento 7 a cada 1000 crianças são diagnosticadas com a Encefalopatia Crônica não Progressiva Infantil (ECNPI) ou Paralisia Cerebral (PC), que é consequência de uma lesão que afeta o Sistema Nervoso Central durante sua fase de desenvolvimento e maturação.

Da mesma forma, novos números estatísticos publicados em março de 2020 pelo CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção do governo dos EUA) apontam que a prevalência do Transtorno do Espectro Autista vêm aumentando, mostrando uma prevalência de 1 autista para cada 54 crianças de 8 anos.

Em função de suas prevalências, estas duas condições vêm impactando a Saúde Pública e a Educação no Brasil, visto que, a heterogeneidade das repercussões neurológicas apresentadas no quadro destas duas condições clínicas demandam uma intervenção ampla, que envolve uma abordagem multi ou transdisciplinar especializada, com Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Educação Física, Musicoterapia, entre outras.

Além disto, para que todas as potencialidades destas crianças sejam desenvolvidas através da promoção de uma neuroplasticidade adequada, é necessário que estas terapias sejam desenvolvidas de forma coordenada e intensiva, onde os profissionais da equipe multidisciplinar tenham mensurados todas as habilidades e capacidades apresentadas pela criança, e programem a grade terapêutica de forma intensiva, ou seja, numa carga horária que varie entre 40 a 80 horas de terapias mensais, conforme preconizado pela literatura.

 

O tratamento está ao alcance de todas as crianças com necessidades especiais, independente de condições sócio-econômicas

 

Esta abordagem terapêutica que era uma carência na cidade de Ourinhos, deixa de existir com a chegada do Instituto Neurovida, que é uma clínica especializada em Reeducação e Reabilitação Neurofuncional Intensiva. O espaço localizado à Avenida Horácio Soares nº 1001, conta com amplos ambientes terapêuticos distribuídos em mais de 300 metros de área construída, e com uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, neuropsicopedagogos, pedagogos, psicólogos, nutricionista, educador físico e musicoterapeuta.

 

O espaço localizado à Avenida Horácio Soares nº 1001, conta com amplos ambientes terapêuticos distribuídos em mais de 300 metros de área construída

 

Outra novidade, é que o Instituto Neurovida é a única clínica da região licenciada para trabalhar com os Métodos TREINI, desenvolvidos pela Treini Biotecnologia que é uma empresa brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D.

 

Espaço Fitness para treinamento de habilidades motoras

 

A Metodologia Treini, desenvolvida pela TREINI Biotecnologia, é um treinamento intensivo com foco em desenvolvimento de habilidades físico-motora e cognitiva. Foi desenvolvido a partir de imprecisões nas práticas clínicas fisioterapêuticas, as quais demonstravam baixa intensidade de treinamentos, excesso de padronização ambiental, insuficiência e deficitária comunicação entre os envolvidos no processo de neurorreabilitação – família e ambiente terapêutico.

A Metodologia TREINI é dividida em três métodos:

– O Método TREINI 0.7 ou TREINI Baby, que envolve avaliações e acompanhamentos de bebês que apresentam características atípicas de desenvolvimento neuropsicomotor a partir de 96 horas de vida e intervenção terapêutica após 4 meses de vida até 24 meses.

– O Método TREINI 7, que envolve avaliações, testes, intervenção terapêutica a partir de 25 meses de vida até 18 anos de idade em crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico.

Ambos os métodos estão indicados para a Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Atetose, Ataxia, Síndrome de Down, entre outros.

O Método MIG – Método de Integração Global, concebido especificamente para crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Na busca constante por avanços no tratamento de distúrbios do desenvolvimento, a TREINI Biotecnologia buscou as melhores evidências científicas na área de intervenção terapêutica de modo a contribuir para minorar os efeitos causados pela síndrome comportamental – Autismo.

O Método de Integração Global envolve avaliações e intervenções em comportamento, comunicação verbal e não verbal, interação social e estratégias terapêuticas que proporcionam habilitação para AVD – Atividades da Vida Diária, AI – Atividades Instrumentais e ALR – Atividades de Lazer e Recreação (Brincar).

 

Sala de integração sensorial

 

Em virtude das variadas repercussões neurológicas que atingem os aspectos de desenvolvimento motor e postural destas crianças, cada um dos métodos citados trabalham com Exoesqueletos específicos, que possibilitam um correto alinhamento postural da criança durante todo o tempo de terapia, promovendo a neuroplasticidade, e os desenvolvimentos proprioceptivo e sensorial, que impactam de forma efetiva na evolução dos aspectos motores e posturais.

Além disto, a Treini Biotecnologia desenvolveu o TREINI+, que é um aplicativo para celular com objetivo de realizar treinamento indireto, ou seja, fora do ambiente terapêutico, visando, sobretudo, o envolvimento familiar e escolar, com monitoramento e intervenção terapêutica da equipe multidisciplinar.

 

A nova clínica oferecerá um atendimento multidisciplinar inédito e inovador às crianças com necessidades especiais

 

No aplicativo são inseridos todos os registros e relatórios textuais de cada uma das terapias realizadas pela criança, bem como, todos os registros de imagens feitas durante a realização das terapias, permitindo que a família acompanhe todo o processo terapêutico pelo aplicativo. Ainda, com o APP é possível também avaliar resultados de desempenho, gerar relatórios terapêuticos e avaliações.

 

Outra novidade, é que o Instituto Neurovida é a única clínica da região licenciada para trabalhar com os Métodos TREINI

 

As avaliações das crianças já estão sendo agendadas na secretaria da clínica, ou através do telefone (14) 3326-4447, sendo que, a direção do Instituto informa que o tratamento está ao alcance de todas as crianças com necessidades especiais, independente de condições sócio-econômicas.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.