quinta, 28 de março de 2024

“Oleiros e Olarias de seis a oito furos” é selecionado para evento na Argentina

O documentário foi escolhido para participar do XVIII Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL), em Córdoba

 

Da assessoria

 

O documentário “Oleiros e Olarias de seis a oito furos”, selecionado para participar do XVIII Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL), em Córdoba, na Argentina, é um dos projetos beneficiados pela Secretaria Municipal da Cultura por meio da Lei Federal Aldir Blanc nº 14.017/20, que destinou recursos para aplicação em eventos culturais com retorno e impacto sociocultural e educacional no município, devido aos fortes impactos da pandemia de Covid-19.

 

O documentário é um dos projetos beneficiados pela Secretaria Municipal da Cultura por meio da Lei Federal Aldir Blanc nº 14.017/20

Com quase 30 minutos de duração, a obra relata a participação das Olarias na história e no desenvolvimento econômico de Ourinhos do início de 1920 até o final da década de 1970. Além disso, o projeto busca suprir a lacuna por meio do documentário sobre os trabalhadores oleiros da vila Odilon, recuperando experiências humanas que não integram os registros históricos formais do município.

 

Oleiro Adaril Carrijo – Construtor de Fornos

O XVIII Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL) ocorrerá de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2021, em Córdova, na Argentina, e terá como tema “Construir conhecimento emancipatório de e para os territórios”.

 

Professora Maria Cristina Perusi – UNESP Ourinhos

 

O documentário teve a participação de Lucas Silva na Produção Executiva, Marcelo Piraju na Assistência de Produção, Giuseppe Forioni Bragaia e Lucas Bitencourt na edição de textos, Gunar Engenharia e Topografia com as imagens áreas, Fotos e Registro Mariana Moreno, Direção e Cinematografia de Weber Carvalho, além de Marcelo Dornelis Carvalhal e Maria Cristina Perusi como professores convidados.

 

Professor Marcelo Dornelis Carvalhal – UNESP Ourinhos

 

Participam também com testemunhos de suas vivências Adaril Carrijo, Oswaldo Paulino, Guina e José Carlos Roble, Maria Aparecida Paulino, trabalhadores há muitos anos no setor.

 


Oswaldo Paulino, Maria Aparecida Paulin,o Guina e José Carlos Roble

 

Vae a pena assistir. O documentário pode ser acessado por meio do link no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=s778hSKs3b4&t=314s

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.