quinta, 28 de março de 2024

Onda de calor quebra os recordes de temperaturas altas em Ourinhos

Há registros de que o calor ainda aumente entre a quinta e a sexta, atingindo facilmente os 41º.

 

Marcília Estefani

 

De acordo com o Portal Tempo Ourinhos, dia 10 de setembro tivemos o dia mais quente de 2020, com temperatura máxima de de 38,2°c. Hoje oficialmente já temos a tarde mais quente de 2020.

A estação da Ciiagro registrou nesta quarta-feira, às 15h00 a temperatura de 40,4°c. Há registros de que o calor ainda aumente entre a quinta e a sexta, atingindo facilmente os 41º.

A Defesa Civil emitiu um alerta para fortes ondas de calor até o sábado, 3. Na região, as cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Bauru, Marília, São José do Rio Preto e Araçatuba, também devem atingir e até passar os 40ºC.

Riscos à saúde

Calor em nível excepcional pode causar prejuízos à saúde e, em alguns casos, até levar à morte. Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o calor extremo causa mais mortes relacionadas ao clima no país do que qualquer outro evento meteorológico combinado.

O risco de emergências relacionadas ao calor é especialmente alto para idosos, animais de estimação e pessoas com doenças crônicas, mas a exposição ao tempo excessivamente quente de forma prolongada pode aumentar a temperatura de qualquer pessoa, levando à desidratação, exaustão pelo calor ou até mesmo insolação, que pode levar à insuficiência cerebral, cardíaca ou renal, e danos aos tecidos.

Sob calor extremo, em caso de necessidade de passar um tempo prolongado ao ar livre, o o ideal é o amanhecer e com a recomendação de muitas pausas, buscando uma área sombreada quando começar a se sentir superaquecido.

Como regra geral, deve ser evitado o consumo de cafeína e álcool em excesso, ambos diuréticos que desidratam ainda mais o corpo, e deve se buscar a hidratação periódica com muitos líquidos como água e sucos naturais.

O mais importante é procurar atendimento médico se estiver apresentando sintomas relacionados ao calor. Se começar a sentir náuseas, vertigens, confusão mental ou fraqueza, vá para dentro de casa imediatamente e hidrate-se.

Busque um médico ou o serviço de emergência de saúde local imediatamente se os sintomas não desaparecerem depois que você voltar para dentro de casa ou se você tiver febre de 40°C ou mais depois de sair de casa.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.