quinta, 28 de março de 2024

Ourinhos ultrapassa os mil casos de Coronavírus e registra 12 mortes

Ainda não há uma estimativa de tempo para que os números comecem a cair

 

Letícia Azevedo

 

A curva de novos casos confirmados de Covid-19 reverteu a tendência de queda, e, desde a última semana, voltou a subir. Porém, é necessário ter em mente que esse número pode ser ainda maior, pois os casos se referem a doentes que tiveram o resultado do exame revelado, ou seja, pessoas assintomáticas, por exemplo, podem estar infectadas e disseminando o vírus de forma silenciosa a outras pessoas que podem apresentar graves sintomas da doença ou até virem a óbito.

Ourinhos hoje ocupa uma posição de destaque no interior paulista, pois é uma das cidades que mais registram casos diariamente, de acordo com pesquisa do G1.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, “Ourinhos é uma das maiores cidades da região, e por isso acaba tendo posição de destaque nos casos. No entanto, se considerado o número de habitantes x o número de óbitos ou de contaminados, o número é baixo na comparação com outros municípios. Ourinhos possui taxa de 0,89% de contaminação e 1,08% de óbito. Além disso, o índice de cura é de 57%”.

De acordo com as informações divulgadas pelos boletins, adultos entre 21 a 40 anos lideram casos confirmados da Covid-19 na cidade, ao todo, na faixa etária são 408, representando 39,57% do total de 1031 casos confirmados da doença até a última sexta-feira, 31.

Apesar de a maioria dos casos confirmados de Covid-19 em Ourinhos ser formado por mulheres, a doença vitimou mais homens, segundo os dados da Secretaria Municipal da Saúde.

Entre as dez mortes registradas até dia 28 de julho, sete eram do sexo masculino, a maioria na faixa etária entre 60 e 69 anos e com hipertensão arterial ou diabetes entre as comorbidades. Até 28 de julho, dos 953 casos confirmados, 432 eram do sexo masculino, enquanto 521 do feminino.

Ainda não há uma estimativa de tempo para que os números comecem a cair, pois todo o interior do estado de São Paulo se encontra em franca expansão em curva ascendente do número de casos e isso não é uma situação isolada de Ourinhos.

FISCALIZAÇÃO

Diversos fiscais da Prefeitura estão trabalhando no encalço de pessoas e estabelecimentos que insistem em burlar o Decreto Municipal, desrespeitando as normas de segurança. Segundo a Secretaria “campanhas educativas estão sendo realizadas, além da fiscalização diária em uma grande parceria com outras secretarias para tentar coibir, orientar e até multar se necessário, mas o que mais vale nesta questão é a conscientização da população. O vírus se espalha nas aglomerações. Usar máscara e evitar aglomeração impede em pelo menos 90% a circulação do vírus”.

PREOCUPAÇÃO COM O COMÉRCIO

O aumento nos casos e o grande número de consumidores no comércio, fez com que o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Mariani fizesse um alerta aos empresários ourinhenses.

Através da nota, Mariani levantou algumas irregularidades que estão sendo praticadas por alguns comerciantes, como “atender pessoas sem máscara, não controlar o número de clientes dentro dos estabelecimentos e principalmente alguns comerciantes não estarem respeitando o horário estipulado de funcionamento em Decreto Municipal”.

De maneira geral, Mariani pediu apoio e conscientização por parte dos empresários.

“Precisamos nos conscientizar de que, neste momento, todos somos responsáveis uns pelos outros. Se um quiser levar vantagem, todos perdem. Se for necessário, denuncie. A ligação é anônima e sigilosa. Faça sua parte”.

ALTERAÇÃO DO HORÁRIO DO COMÉRCIO

Com o avanço da pandemia e consequente aumento da pressão sobre o sistema de saúde, algumas cidades já decidiram, nos últimos dias, recuar da flexibilização.

No entanto, o Prefeito Lucas Pocay publicou na noite da sexta-feira, 31, decreto que altera o horário de funcionamento do comércio, que a partir da segunda, 3 de agosto, abrirá das 10h00 às 18h00 de segunda a sexta, e das 9h00 às 13h00 aos sábados.

Já bares, restaurantes e similares funcionarão das 6h00 às 19h00 de segunda a domingo.

POLÊMICA DOS TESTES RÁPIDOS

A cidade de Lençóis Paulista decidiu realizar a testagem em massa da população, como uma das alternativas de identificar os infectados, principalmente os assintomáticos. Porém, segundo a Secretaria Municipal de Ourinhos, que chegou a considerar a ação, a testagem precisa ter critério de aplicação e dias corretos para realizar os exames. “Uma pessoa que deu negativo hoje pode estar contaminada amanhã”.

Apesar do SUS não realizar nenhum tipo de exame ao fim do tratamento, para esclarecer se o paciente ainda está infectado pelo Covid-19, a Secretaria de Saúde relatou que não há necessidade desse tipo de testagem. “Se uma pessoa teve resultado positivo, cumpriu os 14 dias e não teve agravo do quadro de saúde (que é a maioria dos casos), não tem a necessidade de se fazer um exame para constatar se o vírus está presente ou não. A partir dos 14 dias, vence o prazo da transmissão, segundo protocolo médico do Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde)”.

SITUAÇÃO CORONAVÍRUS DE ACORDO COM O BOLETIM DE DOMINGO, 31.

Casos confirmados – Não foram registrados novos casos no domingo, 2 de agosto. No total, 303 pacientes com resultado positivo estão isolados e em monitoramento.

Curados – Mais 5 pessoas tiveram alta. São 731 pacientes curados no município.

Óbitos – Ourinhos tem 12 óbitos. Na última semana do mês de julho foram registrados 4 óbitos, sendo 3 de Ourinhos e 1 paciente de Canitar que estava na UTI Covid-19 em nossa cidade.

Internações – 38 pacientes do município estavam internados até a noite do domingo:

Santa Casa – 13 leitos ocupados por Covid-19, sendo 08 de Ourinhos.

Hospital Covid: 24 pacientes

UNIMED: 06 pacientes

UTI Covid-19 da Santa Casa – A situação dos leitos de UTI da Santa Casa destinados a pessoas com Covid-19 ficou por toda a semana passada com 100% de ocupação, porém, nesta segunda-feira, 3, registrou 80%.

– Ourinhos: 04 na UTI adulto, 4 na enfermaria.

– Ipaussu: 02 na UTI adulto

– Ribeirão do Sul: 01 na UTI adulto

– Sarutaiá: 01 na UTI adulto

Campos Novos Paulista – 01 Na enfermaria

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.