quinta, 28 de março de 2024

Pequenas empresas são responsáveis pela criação de 72% dos empregos no Brasil

Mais de 63 mil vagas de emprego foram criados no comércio, segundo a pesquisa, um indicativo da importância de abertura do comércio local aos sábados e nos feriados

 

Da assessoria

 

Estatísticas levantadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), baseadas nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que está ligado ao Ministério da Economia, constatou que os pequenos negócios foram os responsáveis pela criação de 2.094.812 de novos empregos com carteira assinada.

É um levantamento do mês de julho de 2020 e 2021, que resultou em 71,8% de novas vagas de emprego criadas no país durante este período. O valor é, aproximadamente, quase três vezes maior comparado aos empregos criados pelas médias e grandes empresas na mesma época de estudo da pesquisa, com 717.029.

Ainda de acordo com os dados, em junho deste ano, as pequenas empresas admitiram 871.197 contra 654.801 demissões, finalizando o mês com o saldo positivo de 216.396 empregos gerados para a sociedade.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), Robson Martuchi, “a pesquisa nos mostra o potencial das pequenas empresas em um crescimento contínuo, mesmo com a crise sanitária que enfrentamos atualmente. É um indicativo perceptível também nas cidades do interior dos estados, como o nosso município, que nos remete na importância da abertura do comércio local em todos os sábados e aos feriados. Atitude que garante recuperação da economia e mais oportunidade para a população ofertando empregos que geram rendas”, finalizou.

Por fim, a pesquisa sinalizou que o setor de serviços foi o que mais abriu vagas de emprego durante o período. Em junho, foram criados 87,2 mil empregos, depois o comércio com 63,2 mil vagas, 30,9 mil na indústria de transformação, 26,4 mil no setor de construção civil e 5,9 mil na agropecuária.

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.