quinta, 25 de abril de 2024

Professor da região elabora obra que analisa incivilidade do atual governo

Diogo H. A. Almeida é ex-professor dos colégios Santo Antônio, Super Ensino, Polis, Bagozzi e Caló, e das Faculdades Integradas de Ourinhos

 

Marcília Estefani

 

Diogo H. A. Almeida, professor de História e Filosofia, formado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que lecionou por vários anos em Ourinhos, lança o livro “Por que Bolsonaro é uma anomalia civilizacional?”.

A obra foi concluída através de conceitos filosóficos e históricos, e aborda a incivilidade do atual presidente da República e seu governo, em seis capítulos que traçam seu perfil e personalidade em paralelo a conceitos de alguns pensadores clássicos, como Aristóteles e Maquiavel.

 

 

Segundo Diogo, a inspiração para produzir o livro veio de todas as notícias que sempre acompanhou nos jornais em relação ao atual presidente: “Os fatos falam por si só. Jair Messias Bolsonaro era apenas um deputado insignificante do baixo clero, passou por sua anedótica campanha eleitoral, até chegar nos dias de hoje, nos quais contabiliza dezenas de notícias negativas a seu respeito e disseminação de notícias falsas. Entra então para essa triste página da nossa História como o grande responsável por permitir que se chegasse aos 200 mil mortos por Covid-19, e pelo desastre econômico e social do país”, relata o autor.

O processo de pesquisa foi realizado através de notícias de jornais disponíveis em veículos oficias na internet: “Somei ao que já tinha de conhecimento em Filosofia, com os autores que eu mais identificava alguma proximidade por temas, e cada capítulo traz um tema que se enquadra bem ao evento jornalístico narrado para aquela abordagem. Utilizei-me também de citações de estudos e textos científicos para cada autor escolhido por mim, na tecitura dos capítulos, e assim, em uns dois meses, saía o livro completo”, conta ele.

 

SOBRE O AUTOR DIOGO H. A. ALMEIDA – “Eu lecionei História, Filosofia e Sociologia de 2010 até final de 2019, em escolas públicas e privadas, em Jacarezinho, Maringá e em Ourinhos, onde também estive por 6 anos em uma Universidade privada. Atualmente, vivo na Irlanda, para aprimorar estudos e conhecimento. Eu almejo, com meu livro, alcançar o máximo possível de leitores, desde acadêmicos das Ciências Humanas e Sociais, até o estudante do Ensino Básico, escolar”.

 

 

Para Diogo, publicar traz a sensação de catarse, onde despeja suas angústias e questionamentos: “Depois de tudo o que vivemos e aprendemos, sobremaneira no século XX, e ainda vivemos com essa aberração, essa anomalia civilizacional que se chama Jair Messias Bolsonaro, e o bolsonarismo, vamos suportar isso quietos? Claro que não! Então, aí está o livro, para oferecer alguma resposta, algum caminho, para os angustiados, feito eu, e feito muita gente também. Gostaria de dizer que ‘leiam o livro’, apreciem, indiquem, citem, reflitam com ele, debatam, discutam, aprendam junto, mas se quiserem, também, podem odiar o livro ou refutar minhas ideias e o livro já terá cumprido seu primeiro objetivo, que é de gerar uma reflexão inteligente”, finaliza.

A obra está à venda em online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.