sábado, 20 de abril de 2024

Radares fixos deverão ser instalados em avenidas de Ourinhos

Da redação

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Coordenadoria de Trânsito, anunciou diversas melhorias a serem realizadas no município nos próximos meses, principalmente no que diz respeito a melhor fluidez do trânsito na área central da cidade.

De acordo com o coordenador do órgão, Alfredo Amadio Filho, serão realizados projetos, que incluem a implantação de semáforos, lombo faixas, sinalização, rotatórias, entre outros. “Neste primeiro momento nossa prioridade é priorizar ações de melhorias no trânsito nos arredores das escolas, uma vez que o fluxo de crianças nesses locais é intenso e o risco de acidentes é ainda maior, por isso a necessidade de uma intensa fiscalização nesses locais. Daremos continuidade à troca de semáforos na área central da cidade por aqueles que acompanham contadores, levando os antigos para alguns bairros da cidade que necessitam de maior atenção.” 

Radares – Devido ao número elevado de acidentes de trânsito nas principais vias da cidade e o desrespeito de alguns motoristas a placas de sinalização de velocidade permitida em determinados locais, a Comissão de Trânsito juntamente com o Departamento de Engenharia de Tráfego de Ourinhos decidiu implantar três radares fixos nas Avenidas Altino Arantes, Luiz Saldanha Rodrigues e Camerlingo Caló. 

“Infelizmente alguns motoristas não respeitam as sinalizações de trânsito e trafegam pelas ruas de uma maneira assustadora, aumentando os riscos de acidentes. Para ter uma ideia, dados estatísticos apontam que se um pedestre for atropelado por um veículo que esteja andando a 50 km/h, a probabilidade de óbito é de 80%. Isso nos obriga a instalar  radares na cidade para aumentar a conscientização dos motoristas e salvar a vida de pedestres” , explicou Alfredo.

Campanha de conscientização – A Coordenadoria está preparando  uma campanha de conscientização à sinalização de trânsito, com a distribuição de panfletos e colocação de faixas pela cidade. Existem ainda estudos de projetos para a implantação de rotatórias e dispositivos na passagem da Vila Margarida com a Barra Funda, defronte a Escola CAIC e o término da rotatória do Jardim Guaporé.

Outra novidade é a reestruturação da equipe de sinalização, bem como de equipamentos para reforçar os trabalhos no trânsito de Ourinhos, além do plano de mobilidade urbana que será realizado neste ano. O Coordenador explicou sobre a importância de realizar o plano de mobilidade na cidade e a disposição em receber opiniões da população. “Este ano, temos que cumprir ainda com a determinação do Ministério das Cidades para a realização desse plano, que tem como objetivo proporcionar um acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os meios de transportes de forma segura, inclusiva e sustentável” , finalizou. 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.