quinta, 28 de março de 2024

Reservatórios monitorados pela Service, evitam desabastecimento de água

Marcília Estefani

A empresa Service Security realizou neste ano de 2021, a implantação de um sistema que permite a SAE monitorar durante 24 horas o nível de oito reservatórios de água em Ourinhos. A ação auxilia na manutenção do fornecimento em toda a cidade.

Através deste monitoramento, quando o nível de água cai abaixo dos 25% um alerta desencadeia o remanejamento de água vinda de outro reservatório para restabelecer o abastecimento. Desde então o fornecimento de água na cidade tem sido interrompido em caso de manutenção de rede ou conserto de grandes vazamentos.

O empresário João Newton César Filho, proprietário da Service

 

O empresário João Newton César Filho, proprietário da Service, conta que trata-se de um sistema moderno, composto por um aplicativo e sensores que ficam dentro dos reservatórios e, em caso de níveis baixos, emitem um sinal sonoro diretamente no celular do servidor encarregado, permitindo que o problema seja resolvido mais rapidamente.

“Antes era necessário que alguém chegasse até o reservatório e visse o nível baixo. Muitas vezes o funcionário ficava sabendo do problema, através da reclamação de um munícipe, que ligava para saber o motivo da falta de água, ou quando normalizaria. Agora é possível acompanhar o que está acontecendo em tempo real, possibilitando ações mais rápidas e eficazes para evitar o desabastecimento”.

César explica ainda que os sensores ficam dentro dos reservatórios, mas do lado de fora, há câmeras focalizadas nos painéis de controles dos equipamentos e das bombas. “Essas imagens ajudam os funcionários a determinar um eventual problema mesmo a distância, possibilitando um diagnóstico e conserto mais rápidos”.

Para o servidor Hélio Serafim, gerente de Captação Tratamento e Recalque da SAE, que acompanha na prática a nova tecnologia, os benefícios têm sido inúmeros. “A implantação do novo sistema de monitoramento dos níveis dos reservatórios de água potável proporcionou uma integração dos diversos setores responsáveis pela captação, tratamento e distribuição de água, possibilitando o acesso dos operadores técnicos aos níveis de todos os reservatórios localizados nos principais pontos da cidade”.

 

RESERVATÓRIOS MONITORADOS – São monitorados os reservatórios do Boa Esperança, São Silvestre, Cohab, Paineiras, Anchieta, Moradas, São João e Bela Vista. A finalidade do sistema é permitir que os funcionários da SAE possam ser avisados quando os níveis de água no reservatório se tornam críticos. Assim, eles podem agir para que a situação seja normalizada o mais rápido possível.

Sensores mostram nível de água dos reservatórios em tempo real

 

SISTEMA MODERNO – Os funcionários responsáveis pelos reservatórios têm em seus celulares o aplicativo que permite que eles acessem as informações de qualquer lugar. Além disso, quando o nível do reservatório fica abaixo de 25%, um alerta sonoro é emitido diretamente para o celular do funcionário responsável.

ALERTAS – São dezenas de alertas emitidos todos os meses. No mês de agosto foram 25 ao todo, sendo 13 do reservatório do Jardim São Silvestre, 6 no Moradas, 6 na Boa Esperança. Nos demais reservatórios não houve disparos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.