fbpx

quinta, 09 de dezembro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Santa Casa de Ourinhos deve ganhar mais 10 leitos de UTI

Decisão surgiu em reunião realizada na quinta-feira, 8, entre prefeitos da UMMES e prefeito Lucas Pocay

 

 

Marcília Estefani

 

 

Após reunião realizada na quinta-feira, 8 de abril, entre prefeitos dos municípios da região que fazem parte da UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana), ficou decidido em conjunto que Ourinhos deve receber mais 10 leitos de UTI, que serão instalados na Santa Casa da cidade. O plano inicial era levar esses leitos para a Santa Casa de Ipaussu.

Segundo Marquinho Pinheiro, Presidente da UMMES e prefeito de São Pedro do Turvo, a decisão foi tomada após longas tratativas e negociações, onde o Prefeito de Ipaussu, Serginho Guidio, colocou à disposição para que os leitos pudessem vir para a Santa Casa de Ourinhos, que já possui alta complexidade, estrutura pronta, o que agilizaria que fossem colocados mais rapidamente à disposição da população.

Os prefeitos entraram em consenso e decidiram então que a Santa Casa de Ourinhos é o melhor lugar para abrigar esses novos leitos que vão atender toda a microrregião do município e desafogar o sistema de saúde.

Os próximos passos ficam por conta da parte burocrática, a oficialização da DRS de Marília e uma agenda em São Paulo, na próxima semana, essencial para solucionar esta parte em um curto espaço de tempo e efetivar os leitos.

Entre outros assuntos, os chefes do executivo também falaram sobre a compra de vacina e o plano de imunização contra a covid nos municípios.

 

CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS TAMBÉM É UMA PREOCUPAÇÃO DOS PREFEITOS

Uma questão bastante importante e que foi também discutida pelos prefeitos é a contratação de profissionais da área da saúde para a viabilização destes leitos em Ourinhos. De acordo com matéria da Joven Pan, o prefeito Lucas Pocay teria pedido ajuda para as cidades vizinhas para alocar profissionais da saúde para a cidade, mas os municípios da região também sofrem com esse problema, que sobrecarrega o sistema de saúde, principalmente na UPA causando transtornos para a população.

 

ENTENDA A QUESTÃO DOS LEITOS

Após o anúncio feito pelo prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, de que os leitos de UTI não viriam mais para Ourinhos e sim para o AME de Assis, o Presidente da UMMES – União dos Municípios da Média Sorocabana, Marco Aurélio Oliveira Pinheiro, prefeito de São Pedro do Turvo, realizou uma reunião com alguns prefeitos que compõe a região, onde discutiram sobre o assunto.

O grupo mostrou-se contrário à decisão do prefeito de Ourinhos, classificada como ‘unilateral’, e baseados em dados estatísticos que mostram que a maior necessidade no momento são leitos de UTI na região, redigiram uma carta que foi enviada ao Secretário de Desenvolvimento Regional Marcos Vinholi e ao Governo do Estado, solicitando que fosse revista a transferência dos leitos.

No dia 25 de março, foi anunciado pelo Presidente da UMMES e pelo prefeito Serginho, a conquista de 10 leitos de UTI para a região, cedidos pelo estado para atender a demanda de casos graves de Covid-19 em na região.

Na oportunidade, foi comunicado também que os leitos seriam instalados na cidade de Ipaussu, que apesar de não ter estrutura, contaria com o apoio da UMMEs para que criar condições de abrigar os leitos.

 

 

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×