sexta, 29 de março de 2024

Saúde começa a retomar de forma gradativa serviços suspensos 

Exames de RX e tomografia voltam a ser realizados, porém com horários especiais e medidas de distanciamento

 

Letícia Azevedo

 

A Secretaria de Saúde está retomando de forma gradativa os serviços que foram suspensos nas unidades básicas do município por conta da pandemia do coronavírus. Exames como raio-x e tomografia começaram a ser reagendados e realizados em horários mais espaçados, atendendo as normas de proteção e prevenção ao covid-19.

Outros serviços, como exames (invasivos) e cirurgias eletivas continuam suspensos de acordo com o decreto estadual, sendo realizados apenas em casos de emergência para evitar a ocupação dos leitos de internação.

A remarcação de consulta feita pelos profissionais das unidades de saúde está sendo realizada de forma reduzida. Seguindo a ordem de agendamento que já havia sido feito, a equipe contata o paciente para marcar a nova data da consulta.

O atendimento nas unidades de saúde que se manteve desde o início da pandemia, está sendo feito com cuidados redobrados de higiene para evitar a aglomeração e a circulação de pessoas, com atendimento agendado em horários diferenciados, além do uso de álcool gel, distanciamento entre pacientes, uso obrigatório de máscara, dos devidos cuidados para evitar o contágio da doença e minimizar a transmissão viral. A jornada de trabalho dos funcionários também foi reduzida, a fim de diminuir o tempo de exposição à circulação de pessoas.

 

 

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Cássia Borges Palhas, as unidades USF (Unidade Saúde da Família) São Jorge e Josefina e a UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila São Luiz e Jardim Matilde que estavam realizando atendimento exclusivo a pessoas com sintomas gripais, também já prestam serviço normal à população.

Cássia destaca que todas as unidades e serviços especializados do município passaram por desinfecção com produto específico para eliminar a presença de possível vírus no ambiente.

 

 

Segundo ela, essa adaptação aos serviços de saúde é necessária por conta dos riscos da pandemia. “O cuidado se faz necessário para proteger tanto os usuários do sistema único de saúde quanto para os funcionários que estão na linha de frente dos atendimentos.”

TESTAGEM COLETIVA – Devido aos riscos de contaminação, todos os profissionais da rede municipal de saúde foram submetidos ao teste rápido e estão sendo monitorados periodicamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Segundo a Secretária, além dos cuidados de higiene, as equipes atuam com equipamentos próprios de proteção individual.

SECRETARIA MUNICIPAL – No prédio da Secretaria Municipal de Saúde o serviço está sendo realizado em horário diferenciado para atender a população, atendendo as normas de prevenção ao novo vírus. A retirada de exames e processos pode ser feita no balcão externo do Postão das 8h às 16h.

O agendamento e entrada de processos de novos casos oncológicos estão sendo realizados no Ambulatório de Especialidades das 8h às 16h. E a retirada de medicamentos na Farmácia Central das 8h às 20h. Em caso de dúvidas ou orientações, o munícipe pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde através do telefone (14) 3302-6100.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.