sexta, 29 de março de 2024

Sob toque de recolher, Botucatu é cercada pela polícia após ataques

Prefeitura determinou que população não saia de casa, pois as diligências para encontrar os criminosos permanecem. Saídas da cidade estão fechadas

 

Da Redação

 

A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, está cercada pela polícia para o trabalho de busca dos criminosos que atacaram cinco agências bancárias na cidade durante a madrugada desta quinta-feira (30). Bandidos fortemente armados atacaram também o Batalhão de Polícia Militar do município para dificultar a saída dos policiais.

Desde o início, a PM acionou o plano de contenção de ações contra bancos e cercou a região para impedir que a quadrilha saísse do município, informaram as forças de segurança em entrevista coletiva. As saídas foram cercadas para evitar qualquer tipo de confronto em área urbana e evitar possíveis danos a inocentes.

 

 

De acordo com a polícia, os criminosos que conseguiram deixar a cidade o fizeram a pé por área de mata. Há, porém, suspeitos ainda sendo procurados no município. Criminosos em fuga tentaram furar o bloqueio em quatro pontos, mas o polícia contou com o apoio de equipes de outras cidades.

O Coronel Aleksander Toaldo Lacerda, Comandante da Polícia Militar em Botucatu, em coletiva durante esta tarde, destacou que ação dos criminosos visou a retirada de grande quantidade de dinheiro da agência Regional do Banco do Brasil, algo muito parecido com o que aconteceu em Ourinhos. A diferença é que em Botucatu os bandidos também atacaram outras agências, como do Itaú e Bradesco.

Na ação foram apreendidos sete fuzis calibre 762 e 556, um fuzil .50 e uma metralhadora 9 mm, além de explosivos. Também foi recuperado parte do dinheiro levado do Banco do Brasil com uso de explosivos.

 

PreviousNext

 

São usados nas buscas pelos criminosos dois helicópteros da PM e drones, além de agentes e peritos da polícia civil. Dois policiais militares ficaram feridos. Um dos suspeitos morreu após ser baleado durante troca de tiros com policiais militares.

 

 

De acordo com a polícia, o grupo que realizou os ataques era bem equipado e preparado. Logística e sofisticação fazem policiais atribuírem ação ao PCC. Uma das hipóteses seria de uma possível retaliação pela incineração de uma vultosa apreensão de drogas na cidade.

“Nós nunca apreendemos tanta droga quanto de janeiro a junho deste ano. Estamos dando pancada dura no crime, não só na apreensão dos ativos como na de armas. Nesta noite houve uma grande apreensão de itens que seriam usados em roubo a bancos em São José dos Campos. Nosso papel é enfraquecê-los e enfrentá-los”, afirmou o general Campos, secretário de Segurança Pública de Paulo.

 

 

Botucatu segue sob toque de recolher dado pela Prefeitura, já que as diligências para encontrar os criminosos permanecem. Em nota, a gestão municipal pediu aos moradores que permaneçam em suas casas e “não procurem possíveis pontos danificados pela cidade, para que isso não coloque em risco a segurança de todos e não interfira no trabalho das forças de segurança”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.