fbpx

quinta, 09 de dezembro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Uma homenagem à Marisa Barleto, covereadora do mandato coletivo ENFRENTE!

Marisa Barletto faleceu em Ourinhos na quarta-feira, 7 de abril 

 

Marcília Estefani

 

Na manhã da quarta-feira, 7, o mandato coletivo Enfrente! Anunciou em sua rede social, com extremo pesar, o falecimento da covereadora Marisa Barletto, 60 anos, que lutava contra um câncer.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), Marisa faz parte da história do coletivo, eleito em Ourinhos com 1058 votos e representado na Câmara por Roberta Stopa.

Em entrevista ao Negocião, logo após as eleições, o coletivo deixou bastante claro que a intenção era desenvolver uma política diferente. Em suas considerações finais, Mariza demonstrou toda sua positividade e afirmou que a campanha modificou todo o grupo.

 

Marisa Barleto faz parte da história do coletivo, eleito em Ourinhos com 1058 votos e representado na Câmara por Roberta Stopa

 

“Foi algo muito bom na vida de cada um de nós e nos tornou pessoas melhores. Daqui prá frente a esperança é que isto continue e que possamos colaborar para que a Câmara se torne um local mais legal, um espaço de mais participação, que as pessoas gostem de ir, de ouvir os seus representantes, um espaço amigável, de colaboração, de empatia, um lugar melhor. Esperamos poder contagiar as outras pessoas também nessa alegria que estamos vivendo”.

 

Conheça a trajetória de Marisa Barletto através de uma homenagem feita pelo Coletivo Enfrente!

Marisa Barletto, depois de 30 anos na docência no ensino superior em Viçosa-MG, voltou a morar em Ourinhos em fins de 2016 para ficar perto de sua família e aproveitar a aposentadoria.

Ela foi graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho e fez mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Teve sua trajetória acadêmica marcada pelos estudos de gênero, tendo realizado estágio de pós-doutorado no Instituto de Estudos de Gênero na UFSC. Foi professora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, onde também foi Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Mestrado em Educação.

Em Viçosa, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e também coordenou a Casa das Mulheres, realizando um grande trabalho com a rede, deixando lá seu legado ao enfrentamento da violência contra a mulher.

 

Marisa Barletto, 60 anos, deixa um legado importante na luta ao enfrentamento da violência contra a mulher. (Foto de Amanda Souza)

 

Em Ourinhos, ela e outras mulheres passaram a debater sobre a situação da violência contra as mulheres no município e juntas criaram o Coletivo 8 de Março e o Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, que é uma organização da sociedade civil que promove encontros e debates com foco na elaboração de ferramentas e estratégias de construção coletiva de políticas públicas.

Marisa sempre foi militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e acreditava no Partido como um instrumento para a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida. Em Ourinhos durante as eleições de 2018, conheceu pessoas engajadas nas lutas. A partir desse movimento, iniciou-se o Coletivo ENFRENTE!, com o objetivo de debater políticas públicas em Ourinhos e que teve a ousada proposta de uma candidatura coletiva para as eleições de 2020. Venceram as eleições, Marisa se tornou covereadora, mas infelizmente não pôde sentir o gosto do mandato.

Adorava plantas, bichos, músicas, praia, poesias, cozinhar, beber cervejas e vinhos, criar e reunir. Fazer uma roda, com pauta importante e um plano bem elaborado pra virar ação, era sua receita chave.

Deixa seus familiares, amigos (as) e suas duas gatinhas, cheios e cheias de orgulho, admiração e aprendizado. Falamos de luto, mas como ela gostaria que fosse, seguimos na luta. Com muita tristeza nos despedimos, fica um enorme vazio, mas também o seu legado. Marisa, presente!

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×