fbpx

segunda, 20 de setembro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Volta às aulas presenciais no Colégio Santo Antônio em Ourinhos

Uma escola adequada a um novo tempo comprometida em oferecer segurança a todos

 

Rose Pimentel Mader

 

A volta às aulas presenciais no Colégio Santo Antônio, cercada de expectativas pela comunidade escolar, reservou muitas surpresas e bons momentos aos alunos de todos os ciclos.

Mantendo a sua tradição e o seu conceito de contemporaneidade, o Colégio foi totalmente repensado e readequado para viver este novo tempo de distanciamento social.

 

Um colorido especial nas entradas

 

Recepcionados pela diretora geral professora doutora Sueli Carrijo Rodrigues, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e colaboradores, os alunos foram acolhidos carinhosamente na segunda-feira, 26, numa nova escola, repleta de novidades. A vice-presidente da Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM) Beatriz Quagliato Porto também marcou presença na recepção aos alunos.

“Nossos alunos tiveram uma calorosa recepção de toda equipe escolar, ficando evidente o sentimento de alegria, respeito e segurança. Foi gratificante perceber a satisfação dos nossos alunos no retorno das aulas presenciais, especialmente porque o Colégio idealizou uma escola acolhedora que pudesse abraçar as crianças e os jovens com tudo que temos de melhor, ensino de qualidade, profissionais altamente qualificados e comprometidos com a formação integral, espaços adequados e seguros para o aprendizado e a convivência harmoniosa”, afirmou a diretora geral Sueli Carrijo Rodrigues.

 

A diretora Sueli Carrijo participando de atividade com os alunos

 

“Marcando o novo recomeço, idealizamos novos espaços de convivência e, também, para contribuir com o aprendizado, no interior do prédio e no pátio, como salas de leitura, mesas de jogos e outros ambientes destinados às mais diversas atividades escolares”, explicou Sueli Carrijo.

“Agradecemos aos pais e famílias de nossos alunos pelo apoio e confiança demonstrados ao longo desse período de distanciamento social e reiteramos o compromisso do Colégio Santo Antônio com a qualidade de ensino e com uma escola segura e acolhedora para seus filhos”, destacou a diretora Sueli.

 

Novos espaços na escola

 

Os coordenadores pedagógicos Cassiany Amaral Navas Leite (Educação Infantil), Maria Angélica Ribeiro Baccili (Ensino Fundamental – Anos Iniciais), Marcelo Pereira de Lima (Ensino Fundamental – Anos Finais) e Marcelo de Oliveira Khnayfes (Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular), os orientadores educacionais Kathiane Hernandes Nigro e Lucas Shoiti Pinheiro Suzuki, e todo o corpo docente programaram uma série de atividades para o primeiro dia de aula que encantaram e devolveram aos alunos a alegria da convivência com os colegas e professores.

 

Colégio atende todos os protocolos de segurança

De acordo com o coordenador pedagógico do Ensino Médio professor Marcelo de Oliveira Khnayfes, o Governo do Estado autorizou as aulas presenciais dos alunos desde que a instituição tivesse espaço e condições de acomodar a todos, seguindo os protocolos de segurança e o Colégio Santo Antônio, além de atender plenamente todas a exigências das autoridades sanitárias, foi mais além, adequando todos os seus espaços para oferecer o atendimento ao aluno. Khnayfes destacou o clima de alegria desse novo recomeço e desejou pleno sucesso aos alunos e professores.

 

Carteiras demarcadas nas salas de aula, respeitando o distanciamento necessário

 

Readequação de espaços

O Colégio organizou as salas de aulas com carteiras e mesas de professores demarcados, atendendo o distanciamento de um metro entre alunos e professores; álcool em gel disponível em todos os espaços da escola, rigorosa higienização de todos os ambientes e das carteiras, ao final de cada período, e obrigatoriedade de uso de máscaras.

 

Álcool em gel disponível em todos os espaços da escola

 

Entradas independentes

Em atenção aos protocolos de segurança, o Colégio organizou entradas independentes para os alunos de cada segmento, com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas. Funcionários da escola acompanham os alunos na entrada, reforçando as orientações necessárias para o bem-estar de todos.

 

Atividades de acolhimento

A coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, professora Maria Angélica Ribeiro Baccili destacou que os alunos participaram de diversas atividades de acolhimento no primeiro dia de aula, como tour pela escola, contação de histórias e rodas de conversas, nos mais diferentes espaços do Colégio e que houve também uma integração dos alunos do Fundamental com os alunos da Educação Infantil (Grupo 5). Ressaltou que a recepção calorosa surpreendeu os alunos que encontraram uma nova escola, com salas de aulas redecoradas, novos e atraentes ambientes de estudos e que entre as novidades que agradaram muito foram as salas de leitura e de arte.

 

Contação de histórias

 

Atividades diferenciadas

O coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais, professor Marcelo Pereira de Lima destacou que cada professor, dentro de sua disciplina, trabalhou atividades pedagógicas diferenciadas no primeiro dia de aula. Ressaltou que os alunos foram recebidos num clima de muita alegria pela equipe escolar que também reforçou as recomendações de segurança para possibilitar um semestre produtivo e seguro.

 

Um momento descontraído no pátio do Colégio

 

Bem-estar, conforto físico e emocional

O retorno às aulas na Educação Infantil, segundo a coordenadora pedagógica Cassiany Amaral Navas Leite, teve como prioridade o acolhimento (bem-estar, conforto físico e emocional) das crianças, suas famílias, educadores e todos os demais que acompanham essa fase tão importante na vida das crianças.

 

Ambientes aconchegantes

 

Para isso, ressaltou Cassiany, foi pensado, planejado e organizado espaços e atividades diversificadas entre as quais jogos, desenhos, pintura, modelagem, culinária com parceria da Pizza do Pedaço, brincadeiras, roda de conversas, histórias contadas pela escritora Fernanda Munhão, cantigas, muito diálogo, escuta e interação.

 

Culinária com a parceria da Pizza do Pedaço

 

Cassiany observou que durante o segundo semestre serão fundamentais os momentos de adaptação das crianças, especialmente porque o Colégio recebeu novos alunos e a colaboração da família é essencial no processo de criação de vínculos, estabelecendo uma relação de confiança para compreender este momento e ultrapassá-lo com segurança.

 

Momentos de convivência no pátio

 

O Colégio organizou um ambiente acolhedor para que as mães e as famílias sintam-se acolhidas e possam acompanhar esse período de adaptação das crianças.

 

PreviousNext

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×