fbpx

quinta, 05 de agosto de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

A Máquina de Morar – O que é uma Casa?

Como já disse em outras colunas, o preço de uma casa, em geral, é o mesmo, sendo um bom projeto, um mau projeto, ou mesmo sem haver projeto

 

Gustavo Gomes

 

Quando fui convidado a escrever esta coluna, pensei em um nome para ela, que fosse abrangente em poucas palavras. A definição que o arquiteto franco-suíço deu à casa (“máquina de morar”) veio bem a calhar.

Por definição, uma “máquina” é um equipamento formado por peças, cujo objetivo é transformar energia em um trabalho. Por conceito, toda máquina é uma criação inteligente, que auxilia o ser humano a fazer algo com mais qualidade e precisão.

Mas, “morar” é um trabalho? Não é exatamente um trabalho, mas certamente é uma das mais importantes e fundamentais ações do Homem.

Portanto, a casa é uma das invenções mais importantes da Humanidade. É na casa onde o Homem passa quase o maior tempo de sua vida. A casa, nos primórdios das civilizações, era apenas um abrigo. Mas, com o tempo, o Homem foi desenvolvendo este abrigo, transformando-o em o que chamamos hoje de “lar”.

 

Residência Bianchi-Ourinhos/SP

 

E o que transforma uma “casa” em um “lar”? A resposta é “personalidade”.

E este é o grande trabalho de um arquiteto: captar a personalidade das pessoas e transformar isto em um conceito e materializar este conceito em espaços e ambientes.

Como já disse em outras colunas, o preço de uma casa, em geral, é o mesmo, sendo um bom projeto, um mau projeto, ou mesmo sem haver projeto. O custo de uma obra é formado pelos materiais usados e pela mão-de-obra. Em um bom projeto ou um projeto ruim, o custo muda pouco.

 

Gustavo Gomes é Arquiteto e Urbanista. Contato (14) 99762-8432 – [email protected]

 

Porém, em um bom projeto, primeiro, você terá uma boa distribuição de ambientes, com uma lógica de fluxo, com poucos corredores e sem espaços “mortos”. Também terá uma insolação e uma ventilação que trarão conforto e economia de lâmpadas acesas e ar condicionado ligado.

Finalmente, terá uma casa de visual agradável e equilibrado. Isso tudo faz com que um imóvel valha muito mais do que seu custo. Certamente, quem constrói uma casa para morar, não pensa em vende-la. Afinal, a casa é a realização de um sonho. Mas é importante saber que o mais valioso dos bens de uma família tem valor superior ao custo. Investimento rentável é sempre bom.

 

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×