quinta, 28 de março de 2024

A matriarca da família Geraldo

Veja a linda história de Aparecida Rosário Geraldo, a líder de uma família que possui gratidão por Ourinhos

 

Juliana Neves

 

Na Rua Apulco Tavares de Souza, nº 30, na Vila São José em Ourinhos, reside Aparecida Rosário Geraldo, de 93 anos, a matriarca de uma família de 12 filhos, sendo uma adotiva, 22 netos, 30 bisnetos e dois tataranetos.

Sua grande família, reconhecida carinhosamente como os Geraldinho, proporciona muitas alegrias, conquistas e realizações dos sonhos de Dona Aparecida. Tudo o que ela não conseguiu pôr em prática, hoje vê se concretizar na vida dos netos, que a deixam orgulhosa com o rumo de vida que escolheram seguir.

Aparecida Rosário Geraldo possui um jeitinho especial de falar de sua família que encanta a todos.

HISTÓRIA – Aparecida nasceu no estado de Minas Gerais e aos sete anos ficou órfã de mãe, sendo criada pela sua tia paterna. Aos 14 anos veio para o estado de São Paulo junto de seu pai, iniciando uma nova vida em Ourinhos.

“Cresci e casei nesta cidade, somente nesta casa eu moro há 59 anos e trabalhei muito, fiz serviço que nunca imaginei que faria como carpir, fui lavadeira, buscava roupas até depois da linha do trem e vinha com uma mala de roupa na cabeça. Hoje eu descanso e minha filha que faz tudo aqui em casa e se Deus quiser o final de minha vida será aqui em Ourinhos”, fala Aparecida.

A filha adotiva, de número 12, Aparecida conheceu no Lar de Meninas quando ali trabalhava, lavando as roupas do orfanato. A garota a seguia por onde estivesse durante todo o dia.

“Em dias de frio, ela ficava encolhida nos meus pés e eu colocava uma cobertinha prá ela deitar. Um dia a provedora me disse que no local que eu trabalhava não podia ficar criança comigo, mas eu assegurei ser responsável por ela, não deixava ela mexer na máquina e aí ela ficou comigo e saiu de casa casada”, esclarece Aparecida.

Dona Aparecida com alguns de seus filhos.

Aparecida Geraldo, uma das filhas, conta que o pai, Argemiro Geraldo, lutou muito para proporcionar uma vida digna aos 12 filhos. “Ele trabalhava na cerâmica, mas sofreu um acidente, recebeu indenização e comprou uma casa para nós. Depois conseguiu um emprego na prefeitura como carpinteiro e até tem uma rua na Cohab que leva o nome dele, porque trabalhou muito neste bairro. O meu irmão, um dos mais velhos, carrega o nome do meu pai. Quando tinha 13 anos, o prefeito Mitu viu nossa situação e arrumou emprego para ele, no futuro ele foi pra Câmara Municipal e lá se aposentou”, conta a filha.

Hoje, todos os filhos são empregados e constituíram a sua família, proporcionando momentos de muita diversão e amor toda semana na casa de Dona Aparecida, que tem um enorme orgulho pela família “Gege”, um outro apelido dado pela sociedade ourinhense.

SONHO REALIZADO – “Tudo que minha mãe desejou para seus filhos, os netos proporcionam para ela. Porque ela queria bombeiro na família, tem alguém que trabalha no exército, temos médicos, enfermeiros, professores, advogado, jornalista. Uma família enorme com muitas profissões”, diz Aparecida filha.

Todas estas conquistas, mãe e filha afirmam que conseguiram graças a Ourinhos, que foi uma cidade muito receptiva para cada um e que proporcionou oportunidades gratificantes para que pudessem aqui escrever sua própria história e ser quem são hoje.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.