quinta, 28 de março de 2024

Fatec promove palestra com egresso para os calouros de Ciência de Dados

O palestrante Lucas Povoa falou aos estudantes sobre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho para o profissional nessa área

 

Juliana Neves

 

Na sexta-feira, 7, a Fatec Ourinhos proporcionou aos ‘calouros’ do novo curso de Ciência de Dados, palestra com egresso da instituição, que hoje trabalha como cientista.

Lucas Povoa, palestrante, disse que conheceu e se encantou pela área de cientista de dados quando começou o doutorado, após finalizar graduação e mestrado.

Lucas Povoa, palestrante

 

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO EM CASA – Após apresentação pessoal, o palestrante contou sobre como foi importante adquirir os conhecimentos na Fatec para sua vida profissional. Deixou claro que é essencial o estudo, sintetizou que o principal no ato de estudar é em casa no individual. Que a sala de aula é um apoio para esclarecimentos de dúvidas.

Na sequência, contou sua experiência no mercado de trabalho. Enfatizou que o mundo acadêmico está muito mais em destaque do que o mundo empregatício.  “Há necessidade de profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho e nos processos de emprego. O segredo é ser bom em estatística, matemática e programação computacional”, afirmou.

 

O BOM PROFISSIONAL – Segundo Lucas, “é preciso impactar nos processos da empresa onde atuamos e quando atingimos nosso objetivo, nossos olhos e de colegas chegam a brilhar ao perceber o quanto é fantástico o uso da ciência de dados. O caminho para ser o bom profissional é difícil, porém é prazeroso e gratificante”.

Finalizando, garantiu aos futuros cientistas que no Brasil há muita oportunidade para se trabalhar na área, que é importante ter a mente aberta e ir atrás de qualquer caminho que surgir na vida. “Foi uma honra para mim falar aqui e espero ter motivado o pessoal a estudar com sangue nos olhos para conseguir se desenvolver como ótimos profissionais. Percebi que eles estão empenhados em fazer o melhor, que aprenderam que é preciso se especializar muito em matemática, estatística, programação e aplicar o vigor científico na prática para não gerarem produtos que não funcionem a longo prazo”, finalizou Lucas Povoa.

Alunos ouvem atentamente o palestrante

 

PALAVRA DO COORDENADOR – Sidney Ferrari é o coordenador do Curso de Ciência de Dados na Fatec. O professor avaliou este pequeno evento como um primeiro passo. “Ficamos felizes em termos conseguido colocar em nossa instituição um curso bastante atual e novo. Foi possível ver o entusiasmo dos alunos e da escola. Que utilizar de metodologias diferentes em sala de aula, traz um ânimo e motivação entre eles mesmos a serem os novos profissionais do século XXI. Foi muito importante também a presença de um egresso da própria Fatec, que mostrou aos alunos como é possível ser um cientista de dados em nosso país”, explicou.

Professor Sidney Ferrari, coordenador do Curso de Ciências de Dados na Fatec com o palestrante

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.