sexta, 29 de março de 2024

FEMM 50 ANOS: A instalação do Ensino Superior em Ourinhos

Nos dias 25 e 26 de maio de 1970 foi realizado o primeiro vestibular com 159 candidatos para as vagas iniciais.

 

Por Rose Pimentel Mader

 

A ideia de instalar o Ensino Superior em Ourinhos surgiu, quase em sigilo, na Escola Técnica de Comércio. O primeiro passo foi dado pela família do professor Jorge Herkrath e pelo professor Carlos Nicolosi que formaram uma entidade denominada Centro de Ensino Comercial de Ourinhos (CENCO). O processo foi protocolado no Conselho Federal de Educação em 28 de junho de 1968, solicitando autorização para a Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis e de Administração de Empresas de Ourinhos.

Dezessete meses depois, no dia 27 de novembro de 1969, Ourinhos recebeu a visita da Comissão Verificadora, que optou apenas pelo Curso de Administração de Empresas. No ano seguinte, 1970, a ideia ganhou maior amplitude. Sob a liderança do prefeito Mithuo Minami, do juiz Dr. Rui Geraldo de Camargo Viana e do Inspetor Federal Dr. Salem Abujamra, várias reuniões foram realizadas com a presença de autoridades, empresários e professores. Nessas reuniões a coletividade tomou conhecimento da iniciativa do CENCO.

 

O prefeito Mithuo Minami e professor Carlos Nicolosi

 

Com o apoio do poder público municipal, em março de 1970, o CENCO nomeou como seu procurador junto ao Conselho Federal de Educação, o professor Norival Vieira da Silva, para dar andamento no processo pela Faculdade de Administração de Empresas. Esta já havia sido aprovada pelo parecer 127/70 de 6 de fevereiro de 1970, com algumas diligências. Cumpridas as diligências, no dia 13 de março de 1970, pelo parecer do Conselho Federal de Educação 228/70 era criado o primeiro curso superior em Ourinhos, com a Faculdade de Administração de Empresas de Ourinhos.

 

Rubens Bortoloci, Rita Herkrath, Roald Corrêa, Mithuo Minami, Carlos Nicolosi e Mário Egreja

 

Nos dias 25 e 26 de maio, do mesmo ano, foi realizado o primeiro vestibular com 159 candidatos para as vagas iniciais. As aulas tiveram início imediato, no prédio do Colégio Santo Antônio, de propriedade da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, sendo o professor Carlos Nicolosi seu primeiro diretor.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.