fbpx

quarta, 27 de outubro de 2021

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Formação em Pedagogia e a Educação pós Pandemia

A formação em pedagogia é um assunto urgente no Brasil

 

Da assessoria

 

A Educação, durante a pandemia do Coronavírus foi testada ao extremo. Quando digo Educação, me refiro a professores, alunos e pais. As escolas vazias e as casas cheias de crianças em idade escolar são uma marca de um período que ficará na História como uma revolução na forma de aprender e ensinar.

Todos os países sofreram impactos nas suas estruturas educacionais, neste período. Mas o Brasil, sem dúvida, foi um dos que mais foram abalados.

Nas famílias de classe média, nos grandes centros, a estrutura dos lares permitiu que esta época fosse vencida com dificuldades, mas com condições favoráveis. Mas nos rincões do Brasil profundo e nas diversas periferias (tanto as geográficas quanto as sociais) a falta das escolas causou um buraco enorme no processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Mas duas coisas ficaram bem claras para as pessoas de qualquer classe social e de qualquer lugar do país. A primeira é que as crianças precisam do ambiente escolar. A Educação infantil e juvenil, apesar de que as crianças estão cada vez mais tecnológicas, depende da interação social, do contato humano e do olhar carinhoso e atento do professor. São milhares de anos de tradição. Desde as tribos mais antigas, as crianças sempre aprenderam, em grupos, com adultos experientes. Este formato está mais do que testado. A pandemia provou que a tecnologia não há de substituir tudo.

A segunda grande lição da pandemia é que a educação a distância, para adultos, essa sim, veio para ficar. A universidade, para ter “direito” e este nome (universal) precisa, de fato, ser mais democrática e mais acessível. Este caminho, certamente, depende das tecnologias, considerando que, cada vez mais, as pessoas têm cotidianos complexos, em relação a horários e localização.

Mesmo as faculdades que sempre prezaram por serem avessas ao ensino à distância, em 2010 e 2021 foram obrigadas a usar a internet para conseguir cumprir suas obrigações mínimas com os alunos. E, por mais que tenha sido difícil e muito “embolado”, no fim, tiveram que se curvar ao fato de que o futuro da educação superior no Brasil vai depender do Ensino à Distância, em algum nível.

Diante deste cenário, o que se conclui é que uma das profissões mais importantes para o futuro é a do Pedagogo. O professor sempre foi e será cada vez mais, fundamental para a humanidade. E também podemos concluir que, para a formação de professor, exceto nas disciplinas de estágio, o Ensino à Distância é a solução viável e indicada para atender esta demanda enorme que se apresentou nestes tempos sombrios.

A Universidade Unopar é uma das pioneiras no Brasil a oferecer o curso de Pedagogia EaD, as inscrições para o segundo semestre de 2021 ainda estão abertas.

Informações pelo fone (14) 3322-2242 no Polo de Ourinhos ou através do site unopar.com.br

 

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

×

Olá

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

×