sexta, 19 de abril de 2024

Fundação Educacional Miguel Mofarrej comemora 50 anos em dezembro

A partir desta semana, uma série de matérias serão publicadas para retratar a trajetória da instituição

 

Por Rose Pimentel Mader

 

A Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), mantenedora do Centro Universitário UNIFIO e do Colégio Santo Antônio, completa 50 anos de existência no dia 29 de dezembro deste ano. Para comemorar a data, a FEMM programou uma série de matérias, pontuando a sua história, que serão publicadas a partir desta semana, até o mês de dezembro.

 

Prédio do Colégio Santo Antônio, berço da nova instituição

 

As matérias vão falar sobre a constituição da FEMM, os instituidores iniciais, seus primeiros dirigentes; a implantação do Ensino Superior em Ourinhos; os precursores, a integração das Faculdades Integradas de Ourinhos; o Colégio Santo Antônio; as transformações das duas instituições ao longo dessas cinco décadas; a busca pela excelência de ensino e a contribuição da FEMM para a comunidade local e regional.

A Constituição da FEMM

A Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), mantenedora do Centro Universitário UNIFIO e do Colégio Santo Antônio, foi organizada no dia 29 de dezembro de 1970 com o incentivo da Faculdade de Administração de Empresas, contando com 18 mantenedores iniciais: Organização Mofarrej S/A – Agrícola e Industrial na pessoa de Hassib e Nassib Mofarrej; Dr. Mário Cintra Leite; Dr. Luiz Monzillo; Keniche Koga e Cia Ltda; Irmãos Breve S/A; Alberto Paula Leite Moraes; Companhia Agrícola Usina Jacarezinho; Indústria Mecânica Cardoso Ltda (IMCAL); Dr. Roald Corrêa; Sociedade de Automóveis Bandeirantes Ltda; Caninha Oncinha S/A; U.Ito e Filhos Ltda; Usina São Luiz S/A; Auto Viação Ourinhos Assis Ltda (AVOA); Fábrica de Produtos “AVE”; Maria do Carmo Pereira Leite Matachana; Fuad Nicolau e Benedito Moreira Filho, com um capital inicial de Cr$ 160.000,00 (Cento e Sessenta mil cruzeiros), cabendo à Organização Mofarrej 40% desse valor, representada pelos irmãos Hassib e Nassib Mofarrej.

Como primeiro presidente da instituição, foi eleito Dr. Roald Corrêa. Logo foi iniciado o processo para autorização da Faculdade de Ciências e Letras, com os cursos de Ciências, Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Desenho e Artes Plásticas que foi instalada no prédio do Colégio Santo Antônio. Quem cuidou desse processo foi o professor Sérgio Pereira.

 

O médico Roald Corrêa foi o primeiro presidente da FEMM

 

Os 18 instituidores iniciais

Organização Mofarrej S/A – Agrícola e Industrial

Dr. Mário Cintra Leite

Dr. Luiz Monzillo

Keniche Koga e Cia Ltda

Irmãos Breve S/A

Alberto Paula Leite Moraes

Companhia Agrícola Usina Jacarezinho

Indústria Mecânica Cardoso Ltda (IMCAL)

Dr. Roald Corrêa

Sociedade de Automóveis Bandeirantes Ltda

Caninha Oncinha S/A

U. Ito e Filhos Ltda

Usina São Luiz S/A

Auto Viação Ourinhos Assis Ltda (AVOA)

Fábrica de Produtos “AVE”

Maria do Carmo Pereira Leite Matachana

Fuad Nicolau

Benedito Moreira Filho

 

Rubens Bortoloci da Silva, Sérgio Pereira, Sidnei Assis Novelli e Mithuo Minami

 

Nassib Mofarrej 1955

 

Hassib Mofarrej – 1965

 

Industrial Roque Quagliato ingressou na direção da FEMM em 1989 ao lado de Nildo Ferrari (falecido) e desde 2005 está na presidência

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.