terça, 23 de abril de 2024

Alunos da rede municipal de educação iniciam projeto de plantio de mudas em Ourinhos

Alunos da Emef Dorothildes Bononi Gonçalves promoveram na manhã desta segunda-feira (23) o plantio de 50 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na área verde da própria escola localizada na Cohab. A ação realizada por estudantes de 6 a 11 anos teve a participação do Prefeito Lucas Pocay, do Secretário da Educação Wilson de Moraes Filho e de representantes da Unifio (Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos), parceiro da Emef Dorothildes no projeto denominado “Floresta de Bolso.”

Segundo Rodrigo Sanches, biólogo da Unifio, o nome “Floresta de Bolso” está relacionado com o pequeno espaço em que as árvores são plantadas. As mudas foram dispostas em cinco linhas, divididas em pioneiras e secundárias. As plantas pioneiras crescem antes e oferecem sombra para as secundárias. Devido ao espaço limitado, as plantas ‘competem’ e crescem mais rapidamente. No entanto, é preciso que as árvores sejam regadas diariamente no primeiro mês após o plantio, trabalho que ficará sob responsabilidade dos alunos.

Edna Teixeira, professora do 5º ano, conta que os alunos estavam ansiosos para realizar o plantio e que foi feito um resgate da importância do reflorestamento. Os estudantes entenderam bem a lição. Rafaela, Maria Luiza, Caíque e João Guilherme, todos com 10 anos de idade, contam que as árvores são fundamentais para a saúde e qualidade do ar que respiramos. “Estamos ajudando o meio ambiente”, explicam.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.